RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Hoje, dia 28 de abril, completa um ano que as águas invadiram Porto Alegre no maior desastre natural do RS. O recomeço demonstra a tenacidade de nossa gente. A imagem do cavalo Caramelo, símbolo desta resistência, ficou perpetuada simbolicamente em nossa memória.

domingo, 28 de agosto de 2022

 

PARABÉNS, SÃO CHICO DE PAULA. 


Dependências do CTG Rodeio Serrano completamente lotada.
Crédito: Léo Ribeiro

Após dois anos sem acontecer em virtude da pandemia terminou na madrugada deste domingo, dia 28, a 29ª edição do mais autêntico festival nativista do Rio Grande do Sul, ou seja, o Ronco do Bugio, aonde somente este ritmo genuíno é permitido, embora a temática das composições sejam abrangentes. 

Um detalhe a se louvar é que o festival não se limitou a geografia das apresentações artísticas, acontecendo concursos de capas do disco entre a comunidade escolar, seminário sobre o ritmo e o festival com debatedores convidados, janta distribuída gratuitamente a todos os presentes pelos Cozinheiros de São Chico, bailes, espetáculos e entrada franca a comunidade. 

Após um grande esforço do executivo e do legislativo municipal nossa querida São Chico, a partir de agosto, tem o Ritmo Bugio e o Festival Ronco do Bugio como seus Patrimônios Culturais Imateriais. Isto é o reconhecimento da identidade musical do povo serrano.    

Muito obrigado Prefeito Marcus Aguzzoli, ao Vice-Prefeito Thiago Teixeira, as competentes e dedicadas Vanessa Spindler, Maria Eduarda, Jaqueline Gama e toda equipe envolvida neste lindo projeto cultural. Num momento em que a classe artística está tão necessitada de trabalho, nossa cidade faz sua parte, cumpre sua missão com louvor.

Como todo grande evento algumas coisas devem ser analisadas e revistas nesta constante busca da perfeição. Mas isto já é um assunto para os 30 anos do FESTIVAL RONCO DO BUGIO.