RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Bandeira do Rio Grande hasteada na chaminé de 92 metros do Shopping Total em Porto Alegre. Foto: Divulgação Shopping Total.

domingo, 28 de agosto de 2022

 

PARABÉNS, SÃO CHICO DE PAULA. 


Dependências do CTG Rodeio Serrano completamente lotada.
Crédito: Léo Ribeiro

Após dois anos sem acontecer em virtude da pandemia terminou na madrugada deste domingo, dia 28, a 29ª edição do mais autêntico festival nativista do Rio Grande do Sul, ou seja, o Ronco do Bugio, aonde somente este ritmo genuíno é permitido, embora a temática das composições sejam abrangentes. 

Um detalhe a se louvar é que o festival não se limitou a geografia das apresentações artísticas, acontecendo concursos de capas do disco entre a comunidade escolar, seminário sobre o ritmo e o festival com debatedores convidados, janta distribuída gratuitamente a todos os presentes pelos Cozinheiros de São Chico, bailes, espetáculos e entrada franca a comunidade. 

Após um grande esforço do executivo e do legislativo municipal nossa querida São Chico, a partir de agosto, tem o Ritmo Bugio e o Festival Ronco do Bugio como seus Patrimônios Culturais Imateriais. Isto é o reconhecimento da identidade musical do povo serrano.    

Muito obrigado Prefeito Marcus Aguzzoli, ao Vice-Prefeito Thiago Teixeira, as competentes e dedicadas Vanessa Spindler, Maria Eduarda, Jaqueline Gama e toda equipe envolvida neste lindo projeto cultural. Num momento em que a classe artística está tão necessitada de trabalho, nossa cidade faz sua parte, cumpre sua missão com louvor.

Como todo grande evento algumas coisas devem ser analisadas e revistas nesta constante busca da perfeição. Mas isto já é um assunto para os 30 anos do FESTIVAL RONCO DO BUGIO.