RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Bandeira do Rio Grande hasteada na chaminé de 92 metros do Shopping Total em Porto Alegre. Foto: Divulgação Shopping Total.

sábado, 16 de julho de 2022

REMEMORAÇÕES EM SÃO JOSÉ DO NORTE

 

 

No dia 16 de julho de 1840 aconteceu a Batalha de São José do Norte, quando os farroupilhas atacaram a cidade que, na época, era uma vila. Os nortenses resistiram e, devido a essa resistência, receberam do Imperador Dom Pedro II o título de “Mui Heróica Vila”. 

Esta localidade era ponto estratégico pois daria vasão ao mar através da lagoa. Quando Bento Gonçalves da Silva, após várias tentativas de invasão, com suas tropas cercando a cidade, foi sabedor pelo seu alto comando de que a única forma de sucesso seria incendiando as casas, o grande líder farrapo abdicou da vitória e bateu em retirada.  
 
Há quase duas décadas os moradores de São José do Norte rememoram, nesta noite, tal fato histórico. São dezenas de cavalarianos que fazem percurso por entre as ruas da cidade (fotos).

Em virtude da pandemia tal comemoração há dois anos não acontece. Contudo, com o retorno a normalidade, esta linda festividade volta as ruas desta cidade na noite de hoje.