RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Bandeira do Rio Grande hasteada na chaminé de 92 metros do Shopping Total em Porto Alegre. Foto: Divulgação Shopping Total.

terça-feira, 10 de agosto de 2021

COMEMORAÇÕES DO DIA DO FOLCLORE

 

 

A Comissão Gaúcha de Folclore (CGF) promove, de 16 a 22 de agosto, o “Circuito Folclórico – Festejando o Saberes & Fazeres de Nossa Gente”, uma maratona de cultura popular que terá a participação de 35 municípios do Rio Grande do Sul.

A programação acontece durante o dia inteiro, com mais de 200 atividades em diversos horários, e pode ser acessada durante a semana na página da CGF no Facebook, ou nos sites das prefeituras envolvidas.

O evento é alusivo ao Dia Internacional do Folclore, comemorado em 22 de agosto em todo o mundo, com o objetivo de valorizar e homenagear as tradições, histórias, músicas, os personagens e hábitos que compõem o folclore de cada país.

A abertura oficial será realizada de forma virtual na página da Comissão no dia 16 de agosto, às 20h, com a presença da diretoria e convidados, além de breve apresentação dos conteúdos do Circuito.

Cada município envolvido vai apresentar algo da sua cultura popular, como o artesanato, a gastronomia típica, os costumes, as lendas e os causos. Haverá contação de histórias, filmes, danças e manifestações artísticas em geral.

A Comissão Gaúcha do Folclore foi criada em 1948 por Dante de Laytano para pesquisar e preservar o folclore em nosso Estado. Seu atual presidente é o jornalista Rogério Bastos.

(https://www.facebook.com/ComissaoGauchadeFolclore