RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
INSCRIÇÕES ATÉ O DIA 10 DE AGOSTO

segunda-feira, 16 de agosto de 2021

ARTISTAS DE RUA

 


Ontem estive em meu rancho praieiro para resolver alguns probleminhas (toda semana tem) e, novamente, ao descansar a ossada junto ao sofá, viajei nesta obra. Este quadro comprei há 16 anos ali na Praça da Alfândega, em Porto Alegre. O nome do autor está meio apagado mas vou descobrir e trago aqui novamente. Somente o ano aparece (2005). É um óleo sobre tela e todos que chegam em minha morada ficam enternecidos com os detalhes (mais parece em 3D). A pintura nos transporta para o interior da tela.

Quando o adquiri, estava exposto no chão e por um preço acessível.  Se estivesse em alguma galeria de arte seu valor estaria fora do meu alcance.

Fico impressionado com estes pintores que fazem das praças o seu atelier. Os retratos realistas beiram a perfeição. Tem artistas que, usando os dedos no lugar de pincéis, retratam paisagens em azulejo em 5 minutos, coisa que eu, metido a desenhista, levaria um dia inteiro para fazer e sem a mesma qualidade.

Tenho o maior respeito pelo artista de rua. Em outros países eles são valorizados. Quando visitei meus filhos na Austrália descobri um ponto na cidade de Melbourne em que as apresentações são por agenda. Uma hora para cada músico. Um espetáculo melhor do que o outro.   

Falando nisso, nunca mais vi o "Folhinha", que tocava seu violão acompanhado do som extraído do sopro em uma folha de árvore. Alguém tem notícias dele?