Invernadas Culturais desenvolvido pela
Fundação Cultural Gaúcha
em parceria com a Secretaria Estadual de Cultura.
****
“A gaita do Rio Grande” enfatiza ritmos populares do RS
“A gaita do Rio Grande” é o tema da oficina de Luciano Sampaio Maia, de Porto Alegre, no Programa Invernadas Culturais, desenvolvido pela Fundação Cultural Gaúcha em parceria com a Secretaria Estadual de Cultura. A oficina visa o fomento ao ensino e a prática do acordeom através de videoaula, com ênfase nos ritmos populares do Estado.
A videoaula contempla um breve histórico do acordeom, características, introdução na cultura do RS e demonstração prática de execução de cada ritmo.
O acordeom é o instrumento símbolo do Estado e devido à sua ampla inserção em nossa cultura teve seu ensino passado de forma oral entre as gerações. Hoje percebemos, segundo Luciano, que no âmbito do acordeom piano não há um material atualizado que contemple a nova geração com recursos aos quais eles estão habituados e com um formato que converse com a nova geração ligada ao mundo digital.
A ideia do acesso irrestrito e gratuito aos alunos e professores, na opinião do oficineiro, é uma forma de contribuir para a renovação cultural, acarretando maiores e melhores resultados na formação de novos instrumentistas ligados à música gaúcha, porém com base de conhecimento onde poderão a partir daí expandir-se.
Ademais o fato de o material ter acesso irrestrito por meio da internet, invariavelmente Luciano acredita que é necessária uma renovação no método de passar a informação para que, no futuro, a cultura, ritmos populares e o acordeom em si tenham uma gama de admiradores, apreciadores e executantes, porém que estes sejam profundos conhecedores de seus instrumentos e possam, com base sólida de conhecimento, perpetuar o fazer musical.
A oficina pode ser acessada no link
Oficina aborda canção gaúcha do século XX à atualidade
“Cantos de tempo, terra e liberdade: uma jornada pela canção gaúcha do Século XX à atualidade” é a oficina ministrada por Renato Ferreira Machado em parceria com o produtor cultural Leôncio Flávio Ibarra Severo, da Radio Sul.net, no Programa Invernadas Culturais.
Trata-se de uma jornada pelo tempo, revisitando os principais nomes da música regional do RS. Através de um vídeo-ensaio, a oficina vai de Pedro Raimundo ao templadismo, passando pelo Grande Rodeio Coringa, Gildo de Freitas e Teixeirinha, o Ciclo dos Festivais e outras expressões.
Segundo Leôncio, a música, e de forma especial a canção, é uma das mais profundas expressões existenciais do ser humano. Ao expressar visões de mundo, sentimentos e realidades, o cantar traduz em versos a vida e o cotidiano de um povo no contexto de sua história.
“O Rio Grande do Sul, inserido em um contexto cultural pampeano e fronteiriço, tem uma tradição cancioneira que remonta há séculos e integra a própria história do gaúcho. A figura do payador com sua guitarra, improvisando versos que falam de seu cotidiano, de seus amores, de suas dores e esperanças, talvez seja o maior símbolo do tipo humano que surge na região”.
A oficina se propõe a elaborar uma chave de leitura para conhecer e compreender as diversas vertentes e expressões presentes na música regional gaúcha, relacionando-as com os contextos sociais e culturais onde elas nasceram. “Com isso pode-se chegar a uma releitura e reapropriação deste cancioneiro por parte da atual geração de jovens que se encontram em processo formativo pedagógico, pois certamente será possível realizar hermenêuticas para a reflexão crítica a respeito da realidade a partir do repertório desta produção musical.” Um dos objetivos específicos da oficina é contribuir para a formação humana de pessoas em processo formais e não-formais de educação.
O Programa Invernadas Culturais é desenvolvido pela Fundação Cultural Gaúcha em parceria com a Secretaria Estadual de Cultura.
A oficina pode ser acessada no link
Sandra Veroneze