RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Bandeira do Rio Grande hasteada na chaminé de 92 metros do Shopping Total em Porto Alegre. Foto: Divulgação Shopping Total.

sábado, 27 de fevereiro de 2021

REPONTANDO DATAS / 27 DE FEVEREIRO

 

Num dia 27 de fevereiro do ano de 1894 os Maragatos vencem os Pica-paus no Combate de Tarumã, em Passo Fundo (Revolução Federalista).

Também num dia 27 de fevereiro do ano de 2011 morria um grande amigo e conterrâneo, poeta, ex-presidente da Estância da Poesia Crioula Zeno Cardoso Nunes, autor, juntamente com seu irmão Rui Cardoso Nunes, do Dicionário de Regionalismo Gaúcho. Tive a honra de conviver com este e escrever, também em parceria com o "mano Rui" o livro Três Poetas Serranos. 

Outro fato importante ocorrido neste dia e mês, mas no ano de 1844, foi o famoso Duelo Farroupilha entre Bento Gonçalves da Silva e seu primo Onofre Pires. O combate aconteceu as margens do Arroio Sarandi, em Alegrete, sem a presença de testemunhas. Bento fere Onofre no ombro e na mão depois, com seu próprio lenço, faz um torniquete em Onofre e volta a cidade.

Embora Onofre Pires tivesse um corpo avantajado que seu oponente o comandante farrapo era um ótimo espadachim. Este embate ocorrido após graves acusações de Onofre Pires contra Bento marcou o princípio do fim da Guerra dos Farrapos.

Em meu livro que está no prelo Os Farrapos e a Maçonaria, detalho minúcias da origem e do desfecho deste duelo. No momento estou começando a ilustrar tal acontecimento. 


Duelo Farroupilha. Ilustração provisória para o livro 
Os Farrapos e a Maçonaria