RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Bandeira do Rio Grande hasteada na chaminé de 92 metros do Shopping Total em Porto Alegre. Foto: Divulgação Shopping Total.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

PROGRAMA INVERNADAS CULTURAIS

 

Oficina de interpretação, dramaturgia e montagem de cena 

com personagens históricos do RS




Vitor Paulo Ortiz Bittencourt, de Porto Alegre, realiza pelo Programa Invernadas Culturais o “Workshop online: interpretação, dramaturgia e montagem de cena com personagens históricos do RS”. O Programa é uma iniciativa da Fundação Cultural Gaúcha e Secretaria Estadual de Cultura.

A oficina apresenta técnicas de leitura de texto, interpretação, construção de personagem e montagem de cena teatral. O conteúdo também conta com exercícios de iniciação teatral, aprofundamento de interpretação, construção de personagens e dramaturgia, com montagem de cena final dos personagens Garibaldi e Anita.

Segundo Vitor, estes conhecimentos somam qualidade às apresentações dos grupos dentro do contexto do tradicionalismo gaúcho, proporcionando que a cultura do nosso Estado seja cada vez mais admirada e se perpetue. “Também proporcionará incentivo para que os artistas do tradicionalismo não desanimem em tempos de pandemia e compreendam as possibilidades de fazer arte através de ferramentas digitais”, afirma.

O projeto também visa promover a inclusão social de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, que não teriam possibilidade de pagar uma escola de teatro.

A oficina pode ser acessada no link 

https://youtu.be/VXlv29ZTRyY


Oficina de expressão e criatividade




“Oficina Virtual Expressão e Criatividade: oficina de teatro” é o projeto desenvolvido por Henrique Gonçalves da Silveira pelo Programa Invernadas Culturais, da Fundação Cultural Gaúcha em parceria com a Secretaria Estadual de Cultura. A oficina tem 40 minutos de duração e apresenta técnicas de interpretação e jogos teatrais com enfoque em elementos como desenvolvimento da espontaneidade, consciência corporal, exercícios teatrais, corpo físico (articulações, relaxamento, liberação de tensões); jogos (atividades lúdicas) e imaginação.

Segundo Henrique, a oficina promove a diversidade cultural, pois se relaciona com diferentes áreas da educação, como leitura, história, saberes populares, artes cênicas, contação de histórias, literatura, folclore e dança, além de promover o fazer artístico, a pesquisa e a economia criativa.

O objetivo da oficina é estimular o fazer teatral, cultura e aprimorar o ritmo, trabalhando a consciência corporal, socialização saudável e valorização pessoal do aluno, que são elementos importantes em diversas artes inseridas no contexto do tradicionalismo gaúcho.

A oficina pode ser acessada gratuitamente no link 

https://youtu.be/W6mbQsc8MUY


Sandra Veroneze | Pragmatha Business

São Paulo: 11 98878 9079
Porto Alegre: 51 99370 0619