RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Bandeira do Rio Grande hasteada na chaminé de 92 metros do Shopping Total em Porto Alegre. Foto: Divulgação Shopping Total.

sábado, 13 de fevereiro de 2021

PROGRAMA INVERNADAS CULTURAIS

 

SEGUEM AS OFICINAS 


Contos Gauchescos de Simões Lopes Neto



De Dom Feliciano, o tradicionalista Marcelo Lopes Rayher apresenta um projeto literário pelo Programa Invernadas Culturais, desenvolvido pela Fundação Cultural Gaúcha em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado. “Por entre os contos e o folclore – Uma viagem à obra Contos Gauchescos de Simões Lopes Neto” é o nome de sua oficina. 

O projeto traz uma visão folclórica e cultural, com comentários, análises e observações sobre a obra, despertando o interesse pela leitura regional do Rio Grande do Sul. A oficina destaca a vida do gaúcho de antigamente, seus usos, costumes, vocabulário e comportamento da sociedade da época, com uma linguagem e abordagem leves, buscando despertar o interesse pela leitura das obras da literatura regional do Estado. 

Os vídeos foram gravados em dois pontos culturais de Dom Feliciano: a Casa de Cultura e a Biblioteca Municipal, fomentando também o turismo. 

A oficina tem como objetivo o enriquecimento cultural quanto à história do autor João Simões Lopes Neto, nascido em Pelotas (1865 – 1916) e sua obra “Contos Gauchescos“, de 1949. Segundo Marcelo, é uma forma de proporcionar à comunidade entretenimento e valorização da cultura e folclore da região sul do Estado. 

A oficina pode ser acessada no link https://youtu.be/tLiSWcOj3V8E


Oficina de Pedro Borghetti ensina bombo leguero




 “Bombo Leguero com Pedro Borghetti” é a oficina de Pedro da Costa Borghetti, de Porto Alegre, integrante do Programa Invernadas Culturais, que é realizado pela Fundação Cultural Gaúcha em parceria com a Secretaria Estadual de Cultura.

O projeto é voltado para o público de todas as idades, curiosos e interessados pela cultura regional. Também atende profissionais da música em busca de estudo e/ou matéria prima para produção musical de trilhas caseiras.

Segundo Pedro, além da oficina, é disponibilizado um banco de gravações/trilhas de bombo leguero, um conteúdo inédito de áudio digital para estudo de sonoridades e matéria prima livre para a produção musical.

Os objetivos da oficina são apresentar o conteúdo em qualidade profissional; popularizar o estudo do instrumento e da cultura gaúcha; compartilhar os saberes ancestrais através de metodologias e ferramentas acessíveis; e promover o intercâmbio cultural e incentivar outras formas de estudo e produção musical. 

A oficina pode ser acessada gratuitamente no link https://youtu.be/0r7CZyMVacM