RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Bandeira do Rio Grande hasteada na chaminé de 92 metros do Shopping Total em Porto Alegre. Foto: Divulgação Shopping Total.

sábado, 2 de janeiro de 2021

UM SUB SECRETÁRIO ABERTO


A TODAS AS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS 


Clóvis André Silva da Silva e Maxsoel Bastos de Freitas


Maxsoel Bastos de Freitas se fez presente na cerimônia de posse do Prefeito de Porto Alegre Sebastião Melo e seu Vice  Ricardo Gomes, representando a Loja Maçônica Gaúchos Templários, o Piquete Fraternidade Gaúcha e a Estância da Poesia Crioula, entidades que lidera e preside.  

Nesta oportunidade esteve com o Sub Secretário de Cultura recém nomeado Sr. Clóvis André Silva da Silva aonde mantiveram um diálogo sobre a cultura gaúcha e a representatividade deste setor na comunidade de Porto Alegre.

Todos sabem que a capital de todos os gaúchos é um polo muito forte dentro dos nossos costumes tradicionalistas. Tirando os festivais nativistas que nunca deram muito certo por aqui, a não ser o evento poético Tertúlia Maçônica da Poesia Crioula, temos o Acampamento Farroupilha, os desfiles, o Rodeio da Cidade de Porto Alegre, a sede do MTG, a Feira do Livro, diversas entidades literárias e centros de tradições, dezenas de artistas que aqui residem, enfim, a cultura, na capital de todos os gaúchos, é efervescente.    

Maxsoel Bastos constatou, nesta interlocução com o Sub Secretário, que nossas entidades ganharam um importante aliado na defesa do setor. - Deixou as portas abertas para diálogo com todas as categorias e colegiados.

Clóvis André Silva da Silva é um homem do povo, com grande trânsito nas periferias, é um produtor cultural. Nasceu em Santana do Livramento em 1976, e reside em Porto Alegre.

É reconhecido no setor por seu expressivo trabalho com as culturas populares na capital. Ao longo de sua trajetória vem atuando em diversas entidades da sociedade civil, e entre elas se destacam a Presidência do Conselho Deliberativo da Bambas da Orgia, a Vice-Presidência da Sociedade Beneficente e Cultural Floresta Aurora - clube social fundado em 1872, a Diretoria do Departamento de Pesquisa e Projetos Especiais da União das Entidades Carnavalescas do Grupo de Acesso de Porto Alegre - UECEGAPA e a Diretoria da Fundação Ulysses Guimarães, onde também atuou como mediador de inúmeros cursos em municípios do interior do Estado, como Gestão Pública, Cidadania, Políticas de Gênero, Políticas de Juventude e Formação Política.

O Sub Secretário possui experiência executiva como Secretário Municipal do Gabinete de Políticas Públicas para o Povo Negro da Prefeitura de Porto Alegre, Diretor de Fomento e Promoção da Cultura Afro-Brasileira na Fundação Cultural Palmares - Secretaria Especial da Cultura/Ministério do Turismo, Assessor Técnico do Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore - IGTF e Coordenador de Culturas Populares da Secretaria de Estado da Cultura - SEDAC.

Ele, também, foi Secretário Parlamentar na Câmara dos Deputados, Assessor Técnico da Cultura na Secretaria Estadual da Casa Civil, Assessor Parlamentar da Câmara Municipal de Vereadores de Porto Alegre e na Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul. Em órgãos colegiados integrou o Conselho Municipal de Cultura de Porto Alegre - CMC, o Conselho da Criança e do Adolescente, o Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul - CEC RS, e os Conselhos Estadual e Municipal dos Direitos Humanos.

Vamos ficar na torcida pelo seu (nosso) sucesso e fornecer todo o apoio para uma profícua gestão.