RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
A tomada da Ponte da Azenha, do pintor Augusto Luiz de Freitas (Instituto de Educação General Flores da Cunha, Porto Alegre/RS)

quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

UMA DATA QUE NÃO SAI DA MEMÓRIA

 

O incêndio ocorrido na Boate Kiss, em Santa Maria completou 8 anos e duvido que as pessoas não lembrem aonde estavam, o que faziam naquele data fatídica. Nesta postagem abaixo eu relembro com tristeza como começou meu dia. O resto foi de pura apreensão. 

Duzentas e quarenta e duas vidas, a maioria jovens, se foram naquela noite. 

Não vamos entrar em detalhes sobre culpados, responsáveis... A justiça, mesmo lerda, está tratando disto. Naquele ano estive em Santa Maria para o lançamento do CD Força Coração, um projeto do Fabrício Vargas e do Paulo Ricardo Costa para angariar fundos para os parentes das vítimas e testemunhei ao vivo a infelicidade daquela gente e isto, é o que realmente ficou perene entre todo o povo gaúcho.

Não hay palavras que acalente a dor, por isto, ao completar oito anos desta verdadeira desgraça que se abateu sobre o Rio Grande, deixo a todos o meu respeitoso silêncio e as minhas intimas orações. 
   

UM DIA QUE COMEÇOU LINDO


E TERMINOU EM LUTO


Ontem, 27 de janeiro de 2013, meu pessoal e eu mais os compadres Tomaz e Marcia, que nos visitavam, e toda minha vizinhança lá da praia, acordamos ao som de gaita. Um toque estilo Bertussi (Cancioneiro das Coxilhas).

Quem nos proporcionou aquela surpresa foi o Bruno Capelani, um jovem amigo do peito, lá de Caxias do Sul.

Mas toda aquela alegria de, mesmo na praia, receber uma serenata ao clarear do dia, ficou obscura, entristeceu-se com a notícia que passamos a receber pela televisão sobre o incêndio da boate Kiss, em Santa Maria.

A gaita foi para o estojo e nosso coração foi para a garganta pela angústia que nos cercou.

Que tragédia.