RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
A tomada da Ponte da Azenha, do pintor Augusto Luiz de Freitas (Instituto de Educação General Flores da Cunha, Porto Alegre/RS)

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

UM DIA QUE COMEÇOU LINDO


E TERMINOU EM LUTO


Há exatamente um ano atrás, ou seja, 27 de janeiro de 2013, um domingo, eu e meu pessoal mais os compadres Tomaz e Marcia, que nos visitavam, e toda minha vizinhança lá da praia, acordamos ao som de gaita. Um toque estilo Bertussi (Cancioneiro das Coxilhas).

Quem nos proporcionou aquela surpresa foi o Bruno Capelani, um jovem amigo do peito, lá de Caxias do Sul.

Mas toda aquela alegria de, mesmo na praia, receber uma serenata ao clarear do dia, ficou obscura, entristeceu-se com a notícia que passamos a receber pela televisão sobre o incêndio da boate Kiss, em Santa Maria.

A gaita foi para o estojo e nosso coração foi para a garganta pela angústia que nos cercou.

Que tragédia que, mesmo um ano depois, teima em nos acabrunhar.

Não vou entrar em detalhes sobre culpados, responsáveis, justiça, etc, etc, etc... Estive em Santa Maria para o lançamento do CD Força Coração, um projeto do Fabrício Vargas e do Paulo Ricardo Costa para angariar fundos para os parentes das vítimas e testemunhei ao vivo a infelicidade daquela gente e isto é o que, realmente, ficou perene entre todo o povo gaúcho.

Não hay palavras que acalente a dor, por isto, ao completar um ano desta verdadeira desgraça que se abateu sobre o Rio Grande, deixo a todos o meu respeitoso silêncio e as minhas intimas orações.