RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Bandeira do Rio Grande hasteada na chaminé de 92 metros do Shopping Total em Porto Alegre. Foto: Divulgação Shopping Total.

domingo, 24 de janeiro de 2021

OLHA A MANGUEIRA AÍ GEEENTE !!

 

Como hoje é domingo, vamos contar um causo de procissão. 



È muito comum nas pequenas comunidades deste interior gaúcho, nos dias de festas dos padroeiros, a procissão fazer parte dos cultos religiosos, onde os fiéis saem em oratória pelas ruelas desparelhas das cidadezinhas.

Nunca esqueço, quando fui candidato a vice-prefeito de São Francisco de Paula, lá no Campestre do Tigre, um lugar esquecido pelo tempo, na festa do santo padroeiro (que não recordo o nome), quando eu e o Nilson Monarca saímos paleteando o andor com a imagem do santo, a comitiva de atrás, um padre puxando as rezas e, ao seu lado um gaiteiro que tocava “Que Linda é Minha Terra”, uma valsa do saudoso Honeyde Bertussi.

Pois Bueno. O causo que conto agora tem muito a ver com tudo isto:

Num domingo pela manhã numa destas festas interioranas, vinha a procissão em suas rezas e cantorias trazendo a santa padroeira do distrito com o andor todo ornamentado em verde e rosa.

Na passagem diante do bolicho da rodoviária estava o Antero, na frente da venda, duro de trago, já borracho aquela hora da matina. Vocês já repararam que onde tem música, comício e procissão, sempre tem um bêbado na volta?

Pois bem. Ao ver aproximando-se a romaria, com aquela santa decorada em verde e rosa, o Antero prendeu o grito:

- Olha a mangueira aí geeeeente!!!!!!!!!!!!!!!

Foi o motivo para o padre enlouquecer e descarregar sua ira contra o Antero, que mal parava em pé diante da bodega.

- Seu excomungado!!! - Onde está sua fé?????!!!! - Não respeita nem uma imagem sagrada???!!!!

Andaram mais um pouco e logo adiante o andor bateu no galho de uma linda mangueira que era sombra e pousada dos tropeiros da região. Uma enorme árvore. 

A imagem da santa espatifou-se no chão com cacos de gesso para todos os lados.

Aí foi a vez do Antero estufar o peito e arrematar:

- EU AVISEI, MAS O PADRECO É TODO ESTRESSADINHO.......