RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
As festas do padroeiro, batizados, casamentos, pelo interior do Rio Grande do Sul, ali pela década de 30, era mais ou menos assim.

domingo, 24 de janeiro de 2021

OLHA A MANGUEIRA AÍ GEEENTE !!

 

Como hoje é domingo, vamos contar um causo de procissão. 



È muito comum nas pequenas comunidades deste interior gaúcho, nos dias de festas dos padroeiros, a procissão fazer parte dos cultos religiosos, onde os fiéis saem em oratória pelas ruelas desparelhas das cidadezinhas.

Nunca esqueço, quando fui candidato a vice-prefeito de São Francisco de Paula, lá no Campestre do Tigre, um lugar esquecido pelo tempo, na festa do santo padroeiro (que não recordo o nome), quando eu e o Nilson Monarca saímos paleteando o andor com a imagem do santo, a comitiva de atrás, um padre puxando as rezas e, ao seu lado um gaiteiro que tocava “Que Linda é Minha Terra”, uma valsa do saudoso Honeyde Bertussi.

Pois Bueno. O causo que conto agora tem muito a ver com tudo isto:

Num domingo pela manhã numa destas festas interioranas, vinha a procissão em suas rezas e cantorias trazendo a santa padroeira do distrito com o andor todo ornamentado em verde e rosa.

Na passagem diante do bolicho da rodoviária estava o Antero, na frente da venda, duro de trago, já borracho aquela hora da matina. Vocês já repararam que onde tem música, comício e procissão, sempre tem um bêbado na volta?

Pois bem. Ao ver aproximando-se a romaria, com aquela santa decorada em verde e rosa, o Antero prendeu o grito:

- Olha a mangueira aí geeeeente!!!!!!!!!!!!!!!

Foi o motivo para o padre enlouquecer e descarregar sua ira contra o Antero, que mal parava em pé diante da bodega.

- Seu excomungado!!! - Onde está sua fé?????!!!! - Não respeita nem uma imagem sagrada???!!!!

Andaram mais um pouco e logo adiante o andor bateu no galho de uma linda mangueira que era sombra e pousada dos tropeiros da região. Uma enorme árvore. 

A imagem da santa espatifou-se no chão com cacos de gesso para todos os lados.

Aí foi a vez do Antero estufar o peito e arrematar:

- EU AVISEI, MAS O PADRECO É TODO ESTRESSADINHO.......