RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Pinheiro Machado, ao centro, sentado, e seu estado maior - Revolução Federalista -

terça-feira, 4 de agosto de 2020

SEMANA FARROUPILHA VIRTUAL


SEMANA FARROUPILHA GANHA FORMATO INÉDITO
SEM ACAMPAMENTO NO HARMONIA

Sandra Abech foi escolhida patrona municipal dos festejos farroupilhas,
que neste ano terão novo modelo
 
Fonte: Site da Prefeitura Municipal de Porto Alegre 
 
O evento tradicionalista mais importante do estado, a Semana Farroupilha, terá formato virtual inédito em 2020 devido à pandemia do novo coronavírus. O projeto para as comemorações foi apresentado em videoconferência realizada no fim da tarde dessa segunda-feira, 3, com a participação do prefeito Nelson Marchezan Júnior e representantes do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) e da Comissão Municipal dos Festejos Farroupilhas. Também foi confirmado o cancelamento do Acampamento Farroupilha no Parque Harmonia.
A histórica data do calendário gaúcho, que costuma reunir mais de um milhão de visitantes em pelo menos 350 galpões no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Parque Harmonia), será festejada de 13 a 20 de setembro em formato totalmente on-line. O Galpão Virtual Universo Gaúcho terá programação de shows com grandes nomes da música tradicionalista e oficinas com temas como gastronomia, dança, cutelaria, artes plásticas e artesanato.
O vice-presidente administrativo e de finanças do MTG, César Oliveira, destaca a importância de adaptar as comemorações para manter viva a cultura rio-grandense. “Vamos fazer deste limão uma limonada. Vamos projetar Porto Alegre e o nosso estado para todo o país, mostrando a força de nossa tradição, em um evento audacioso. Nem o Nordeste aproveitou as festas juninas para se transformar em um evento totalmente on-line, que é o que nós estamos propondo”, diz.
O prefeito Nelson Marchezan Júnior garantiu apoio da prefeitura para viabilizar a iniciativa, que classificou como “algo extremamente inovador, com potencial de grande impacto e projeção, que tem tudo a ver com a futura retomada do turismo cultural na cidade”. Marchezan sugeriu uma avaliação das estruturas da Casa do Gaúcho, pela equipe técnica da prefeitura, com o objetivo de checar condições mínimas de realização do evento virtual, caso o espaço seja o escolhido para abrigar o Galpão Virtual. Ele também afirmou que a inclusão de pequenos fornecedores que abastecem a economia tradicionalista (como costureiras, produtores de alpargatas, etc) será fundamental para manter o envolvimento de toda a sociedade neste momento de adaptação da cultura gaúcha às restrições da pandemia.
Já o secretário adjunto da Cultura e presidente da Comissão Municipal dos Festejos Farroupilhas, Giovani Tubino, comentou a importância da mudança nas comemorações. “O momento em que vivemos é atípico e precisamos levar em conta os riscos que enfrentamos com aglomerações. Honramos nossas tradições, mas a vida vem em primeiro lugar”, afirma.
Também participaram da reunião o vice-presidente da Fundação Cultural Gaúcha do MTG, Maxsoel Bastos; o secretário municipal da Cultura, Luciano Alabarse; o procurador-geral adjunto de Contratos, Albert Abuabara; a coordenadora do Escritório de Eventos, Natália Medeiros, e técnicos da Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Meio Ambiente.
Patrona - A Comissão Municipal dos Festejos Farroupilhas definiu por unanimidade Sandra Abech como patrona do evento em 2020. Natural de Porto Alegre, Sandra é professora aposentada e atualmente atua como coordenadora pedagógica. A patrona iniciou as cavalgadas em 1982, atividade que incentiva a participação das mulheres. Atual patroa do CTG Galpão da Amizade, já participou do Piquete Pealo do Rincão e foi Capataz do Piquete Bonanza. Foi a primeira mulher a participar da Chama Internacional do Uruguai até Porto Alegre. Sandra Regina é a atual vice-presidente da diretoria da Ordem dos Cavaleiros do Rio Grande do Sul (Orcav).
Há mais de 30 anos na lida tradicionalista, Sandra Abech celebra ser escolhida como patrona e faz uma reflexão sobre o momento atual. “Amamos conduzir a cavalo a Chama Crioula para todos os cantos do Rio Grande do Sul, mas devemos nos voltar para dentro de nós e reacendermos nossa chama da sabedoria, da solidariedade, do amor e da nossa preservação” comenta.