é tema de reunião virtual da prefeitura com o MTG
Edital, que também
engloba o Trecho 1 da Orla,
tem recebimento
das propostas marcado para o próximo dia 31
Foto: Eduardo Belesk / PMPA
O secretário municipal
de Parcerias Estratégicas, Thiago Ribeiro, realizou reunião virtual com
representantes da primeira região do Movimento Tradicionalismo Gaúcho (MTG),
nesta segunda-feira, 3, para esclarecer as dúvidas dos acampados em relação ao
funcionamento do Acampamento Farroupilha com a concessão do Parque Harmonia e
Trecho 1 da Orla. O edital para os dois espaços foi lançado no dia 3 de julho e
o recebimento das propostas está previsto para o dia 31 de agosto.
Ribeiro explicou que o
edital prevê a organização do evento em dois blocos principais: o operacional e
o cultural. “A parte operacional ficará a cargo da concessionária e corresponde
às condições de infraestrutura de água, luz, de recolhimento de resíduos sólidos
e preparação para o recebimento dos piquetes. A parte cultural, por sua vez,
continua sob a responsabilidade do poder público com a coordenação da
prefeitura, pela Secretaria Municipal da Cultura, e compreende a inscrição dos
acampados, a escolha dos shows e outras atividades."
O único encargo dos
acampados será o pagamento de uma taxa, semelhante ao que já vem sendo
praticado, e que irá cobrir os custos dos serviços. A concessionária deverá
comprovar os gastos após o encerramento das atividades. “Temos muita segurança
de que o modelo vai permitir um maior planejamento para a realização do
evento”, enfatiza Ribeiro. Em decorrência da pandemia, a edição deste ano do
Acampamento está cancelada e as atividades da Semana Farroupilha serão
realizadas virtualmente.
Outro ponto abordado na
reunião foi em relação à Casa do Gaúcho e ao Galpão Crioulo, que fazem parte da
concessão e poderão ser explorados pelo concessionário com a preservação do
caráter histórico de cada espaço. A concessão tem um prazo de 35 anos e prevê
também a gestão do Trecho 1 da Orla. O total de investimento para a operação
dos dois espaços e a realização de obras no parque é de R$ 325 milhões ao longo
do contrato.
Participaram da reunião
o coordenador da 1ª Região Tradicionalista, Edinho Fagundes, acampados da 1ª
região, o coordenador do Instituto Semeia, Rodrigo Góes, e toda a equipe
técnica da SMPE envolvida no projeto de concessão.
Reuniões com
investidores - Até sexta-feira, 7, a Secretaria Municipal de Parcerias
Estratégicas realiza reuniões com investidores interessados no projeto. O
objetivo dos encontros é esclarecer dúvidas a respeito do edital. Interessados
em agendar devem enviar e-mail para parcerias@portoalegre.rs.gov.br informando
data e horário de preferência. A marcação será feita por ordem de interesse. As
reuniões serão virtuais, gravadas em áudio e vídeo, e com duração máxima de uma
hora.
Texto: Aline Rimolo
Edição: Gilmar Martins