RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA

segunda-feira, 27 de julho de 2020

HÁ UM ANO, EM NOSSO BLOG !


No dia 27 de julho, de 2019, postávamos a seguinte matéria:


PEDIDO DE AFASTAMENTO
DO PRESIDENTE DO MTG

 
Quando falamos aqui que notamos um certo mal estar na reunião do MTG com os piquetes, na terça-feira a noite, por ocasião das discussões sobre o Acampamento Farroupilha, nada foi de valde. Ainda soubemos de muitas notícias de que coisa boa não viria na Convenção de Jaguarão, visto que o presidente da entidade, Nairo Callegaro, navegava por águas turbulentas.   
 
Dito e feito. Ficamos sabendo, a pouco, que 15 conselheiros do Movimento protocolaram pedido de afastamento do seu presidente. Não conheço muito os trâmites legais que regem o MTG mas o certo é que, de acordo com o próprio pedido, em 5 dias Nairo Callegaro vai ter que convocar uma reunião para discutir o assunto. Caso isto não aconteça, o próprio Conselho o fará.  
 
Isto tudo é muito complicado pois os preparativos para as comemorações farroupilhas já estão atrasados e estes percalços podem dificultar ainda mais a situação, já que o MTG preside a comissão dos festejos.    
 

 
 
 

25º FestMirim, em Santa Maria
Foto: Gabriel Haesbaert (Arquivo Diário)
 
Grandes eventos voltados para a cultura gaúcha acontecem neste final de semana no Rio Grande do Sul e que geram grandes expectativas pelos seus desenlaces.

Em Santa Maria, 80 invernadas artísticas participam do 25º Festival Tradicionalista Mirim (FestMirim) nas apresentações de danças tradicionais gaúchas - divididos nas categorias iniciante e Força A - além dos candidatos nas modalidades individuais: dança de salão, chula, declamação, intérprete vocal, gaita e violão.
Ali pertinho, em Cruz Alta, ocorre desde quarta-feira a Coxilha Nativista, em sua 39ª edição, sendo o festival mais antigo (sem interrupção), do estado. Os resultados devem sair nesta madrugada.
Já no garrão do Rio Grande, na cidade de Jaguarão, acontece a 87ª Convenção Tradicionalista aonde pessoas que conduzem as diretrizes do M T G estarão reunidas para debater assuntos de interesse da entidade.
Aguardemos, pois