RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Identidade Visual dos Festejos Farroupilha 2024 / Cintia Matte Ruschel

quinta-feira, 4 de junho de 2020

REPONTANDO DATAS / 04 DE JUNHO


Por: Rogério Bastos

Hoje, 4 de junho de 2020, está completando 200 anos da chegada de Augustin François César Prouvençal de Saint-Hilaire, ou simplesmente, Auguste de Saint Hilaire, ao  Rio Grande do Sul. Enquanto muitos viajantes cumpriram a função determinada na vinda ao novo mundo, Saint Hilaire foi mais longe. Mesmo redigindo seus texto, em pausas desconfortáveis em visitas a sítios agrestes, muitas vezes em fundões ignorados, ele dava ênfase e destaque para os flagrantes sociais da vida cotidiana na província.

Por esse motivo estamos dando o devido destaque a Saint-Hilaire, que não era um viajante amador, mas um homem conhecedor da vasta literatura científica e dos relatos de viagens de época, além de noções primordiais para um naturalista e para a proteção de suas descobertas, como saberes sobre dissecação de plantas, confecções de herbários, agricultura e transporte de vegetais.

 Relato da chegada:"TORRES, segunda-feira, 4 de junho de 1820. – Sempre areia e mar. Enquanto nos dias anteriores só avistávamos uma praia esbranquiçada que se confundia com o céu na linha do horizonte, hoje, ao menos, deparamos dois montes denominados Torres, por que realmente avançam mar adentro, como duas torres arredondadas."

 Comparações com outras províncias:"Chamou-me a atenção, desde minha entrada nesta Capitania, o ar de liberdade de todos que tenho encontrado e a destreza de seus gestos, livres da languidez que caracteriza os habitantes do interior. Seus movimentos têm mais vivacidade e há menos afabilidade em suas maneiras. Em uma palavra: são mais homens".

Acompanhe tudo por aqui:
http://www.rogeriobastos.com.br/search/label/Webserie (Resumão do livro)

http://www.rogeriobastos.com.br/search/label/Saint%20Hilaire (Viagem por Região)