"TEU PRESTÍGIO É PROPORCIONAL A TUA CONDUTA"

Léo Ribeiro


POESIA DA SEMANA


O CEPO DA FAZENDA
(Padre Pedro Luis)

Cepo agreste de três pernas,
tosco traste agamelado,
sem lavor de mãos eternas
no teu vulto mal talhado
és assento ideal do pampa
em que o povo, afadigado,
no galpão feliz se acampa.

As poltronas ruem. Tu
tens os cernes dos angicos,
sempre rude, sempre nu,
desafias plaino e picos.
Sobre ti, que o chão retalhas,
se traçaram planos ricos
de entreveros e batalhas.



RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA

sábado, 23 de maio de 2020

MTG SE ENGAJA NA CAMPANHA



pela aprovação de PL que beneficia classe artística
 
 

O Movimento Tradicionalista Gaúcho engajou-se na campanha que pede aos deputados federais do Rio Grande do Sul para que votem a favor do PL 1075/2020. O projeto de lei é da deputada Benedita da Silva (PT-RJ) e estabelece ações emergenciais para o setor cultural durante o tempo de isolamento por causa da pandemia da Covid-19.
Nos canais oficiais do MTG estão sendo publicados cards dirigidos aos deputados e a entidade também assina, juntamente com a Secretaria Estadual de Cultura e a Famurs – Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul, um documento solicitando o apoio na votação, uma vez que as entidades tradicionalistas são contempladas nas especificações e critérios dos benefícios.
Algumas das propostas do projeto são a prorrogação por um ano da aplicação de recursos do Executivo para atividades culturais já aprovadas e concessão de moratória de débitos tributários com a União por seis meses a pequenas empresas do setor cultural. O projeto veda o corte de água, energia elétrica e serviços de telecomunicação, como internet, de empresas do setor cultural, durante as medidas de isolamento ou quarentena previstas na Lei 13.979/20. O projeto garante um salário mínimo mensal (atuais R$ 1.045,00) para os trabalhadores informais do setor cultural, respeitados critérios como realização de atividades culturais no período e a falta de outra renda, entre outros.
Para viabilizar as despesas, o projeto prevê uso de recursos do Fundo Nacional da Cultura (FNC) e de 3% da arrecadação das loterias federais.
O Movimento Tradicionalista Gaúcho do Rio Grande do Sul entende que o projeto de lei é fundamental para os artistas gaúchos, que constituem uma das classes mais prejudicadas pela pandemia.
Sandra Veroneze
Assessoria de Imprensa MTG
51 99370 0619