RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA

quarta-feira, 15 de abril de 2020

OS DEZ MAIORES GAITEIROS GAÚCHOS


 
 

Dando continuidade as postagens mais destacadas nestes 10 anos de blog e atendendo a promessa que fizemos de trazer, agora, os 10 gaiteiros mais destacados em gaita botoneira ou cromática, republicamos a matéria postada em nosso informativo virtual gaudério no dia 07 de junho do ano de 2012, após criteriosa escolha por diversos entendidos do riscado.
 
Claro que opiniões são... opiniões e cada qual tem a sua, portanto respeitamos quem pensa diferente desta escolha.
 
Da mesma forma que os gaiteiro de gaita piano, aqui já divulgados, não estamos escolhendo os MELHORES mas sim os MAIORES, ou seja, os que mais se destacaram no costado deste instrumento. 
 
Vale ressaltar, novamente, que esta escolha foi elaborada no ano de 2012 e, neste interim, surgiram novos valores, o que é muito bom para nossa musicalidade gaúcha. 
 
Nossa matéria, com os escolhidos, foi postada desta maneira:
 

OS DEZ MAIORES GAITEIROS GAÚCHOS 
 GAITA PONTO (OU CROMÁTICA)

Chegamos ao final de mais uma pesquisa em nosso blog. Como já tínhamos escolhido os Dez Maiores Gaiteiro de Gaita Piano, desta feita, resolvemos perguntar e opinar sobre os Dez Maiores na gaita de botão, ou cromática. Devemos confessar que esta escolha se mostrou mais difícil que a anterior em face da paridade entre os músicos desta modalidade. Desta forma resolvemos simplificar e mudar o critério de escolha. Foi meio assim: escolhemos um representante de cada seguimento, cada categoria, cada modalidade, ou seja, separamos os gaiteiros de baile, os da “velha guarda”, os festivaleiros, e assim por diante. Com muito respeito e devoção a TODOS os gaiteiros executores de uma ”voz trocada” queremos ressaltar que isto tudo é apenas uma opinião, assim como as de diversos leitores do blog e demais convidados que participaram desta escolha. Todas elas (opiniões) tem sua valia, sua importância, sua peculiaridade e não somos ninguém para discordar. Sendo assim, todos os lembrados (a até mesmo aqueles não citados) estão de parabéns. Nossa escolha, em ordem alfabética, foi esta:

Chico Brasil. O Gaiteiro de Bailes
 
Francisco de Assis Brasil, o Chico Brasil (de camisa preta), gaiteiro multipremiado em vários festivais e rodeios ingressou no conjunto Os Monarcas no ano de 1992. Ali, encontrou-se como gaiteiro de fandango. Extremamente hábil no dedilhar de uma botoneira, Chico Brasil representa dezenas de músicos de baile que levam, com muita alegria, o som das gaitas de botões aos salões do Brasil. Estão entre estes grandes gaiteiros Orlandinho Rocha, Gilmar Selau, Osmar Motta, Volmir Dutra, Neneco, Rodrigo Pires, Gerson Fogaça (que foi muito citado) e outros.
 

Dedé Cunha. O Chamamesero.
 
 
Antônio Dedé Cunha é natural de Manuã (Cabeleira), outrora pertencente a São Borja, cidade esta (São Borja) onde vive até hoje. Foi soldado da Brigada Militar e parceiro de grandes nomes missioneiros como Noel Guarany, Cenair Maicá e Pedro Ortaça. Foi mestre, na botoneira, de Gabriel Ortaça e hoje ainda é professor, difundindo este instrumento para a piazada lá de São Borja. Dono de um estilo autêntico abrindo, nas famosas vaneiras e chamarras de sua autoria nos cinco discos que gravou, a famosa cordeona branca de três ilheras. Além de Gabriel, seguem os passos do grande Dedé Cunha, gaiteiros como Tiago Rossato, San Pedro de La Cordeona, Renato Fagundes e muitos outros.
 

Edilberto Bérgamo – O Festivaleiro.

 
É  natural de São Gabriel. Músico, arranjador e compositor iniciou sua carreira artística profissionalmente aos quatorze anos com o grupo musical Minuano, do estado do Paraná. De volta ao Rio Grande do Sul, começou a participar de festivais nativistas onde, atualmente, é nome consagrado, tendo conquistado várias premiações como instrumentista, arranjador, compositor e intérprete. Foi músico e arranjador de grandes artistas como Luiz Marenco, Cesar Oliveira e Rogério Melo e Jari Terres. Em 1999, junto com João Marcos “Negrinho” Martins, Egbert Parada, Luiz Clóvis Girard e Gustavo Teixeira fundou o grupo Alma Musiqueira, gravando os CDS Coplas Terra Morena e Pampiana de Fé. Seguem o mesmo estilo e poderiam tranqüilamente também serem escolhidos, nomes como Leonel Gomes, Ricardo Martins, Tiago Quadros, Thiago Abib, Nielsen Santos, Marcelinho Nunes, Raone, Fabiano Torres, Wagner Guadanin, João Vicente, Sadi Cardoso, Robison Boeira e outros.

Gaúcho da Fronteira - O Doble Chapa 

É um dos artistas mais conhecidos fora do Rio Grande do Sul. Natural de Santana do Livramento, na divisa com o Uruguai, tornou-se muito popular interpretando composições por vezes jocosas, mas muito alegres e autênticas. Representa uma gama de acordeonistas da Velha Cepa Crioula onde qualquer um poderia, também, ser o representante pois são nomes consagrados dentro da musicalidade gaúcha. Tais como: Adair de Freitas, Nelson Cardoso, Mano Lima, Xiru Missioneiro, Tio Nanato, João Campeiro, Moreno Martins, Helmo de Freitas, Bagre Fagundes, Eurides Nunes, Telmo de Lima Freitas, Ivan Taborda, Xiru Pereira, José Melo  e outros. 

Gilberto Monteiro – O Mestre dos Mestres.
 
Considerado por muitos como “O Melhor de Todos”, o santiaguense Gilberto Monteiro coloca sua alma na ponta dos dedos. É bonito por demais ver-lhe tocar sua botoneira devido a sensibilidade a flor da pele e os sonidos que só ele consegue tirar de uma gaita de botão. Aparece em todas as listas de nossos leitores na escolha dos Dez Mais. É autor de verdadeiros clássicos na botoneira como: Pra Ti Guria, Milonga Para As Missões, Alumiando As Maçanetas, e outras. Tem estilo e características só suas.
 

Oscar dos Reis - O Professor

 
A maioria dos grandes gaiteiros contemporâneos tiveram instruções sobre o instrumento (gaita de botão, cromática ou piano) com Oscar dos Reis. Foi (e é) o mestre, na acepção da palavra, de dezenas de acordeonistas gaúchos. É um aficionado pelo instrumento e, nesta condição, viajou pela Europa toda, em busca de conhecimento para retransmiti-los aqui na querência de São Pedro. Acompanhou com sua “pianada” verdadeiros ícones da musicalidade gauchesca como Honeyde Bertussi e Edson Dutra. Mora em Caxias do Sul, onde ministra suas aulas.
 

Pedro Raymundo - O Pioneiro 

Pedro Raimundo foi o precursor dos gaiteiros rio-grandenses, embora catarinense de nascimento (nasceu em Imaruí). Foi um dos maiores divulgadores, através de sua sanfona cromática, das tradições de nosso pago. Em evidência nos anos 40 e 50, principalmente com a música Adeus, Mariana. Iniciou-se com música gauchesca, e, transladando-se para o Rio de Janeiro ficou conhecido como o gaúcho alegre do rádio. Mas, com o tempo, na esteira do sucesso de Luiz Gonzaga, e por influência deste, passou a apresentar-se com trajes nordestinos e acrescentou o baião e outros ritmos populares na época a seu repertório.
 

Renato Borghetti - O Divulgador
 
 
Renato Borgheti, ou o Borghetinho, como é mais conhecido, é o maior divulgador da gaita de botão e da música instrumental como um todo, do Rio Grande do Sul, mundo a fora. Começou a fazer sucesso com a gravação de “Milonga Para as Missões”, de Gilberto Monteiro. Seu primeiro LP bateu record de vendas para composições exclusivamente instrumentais. Fez e faz shows com os maiores nomes da música brasileira. Por influência de Borghetti dezenas de novos acordeonistas surgiram no Estado. Mantém uma escola musical (Fábrica de Gaiteiros) para gaita ponto em Guaíba.
 

Tio Bilia – O Missioneiro.
 
Tio Bilia não pode ficar de fora de lista alguma ao se falar de gaita ponto. Missioneiro da pura cepa crioula, foi o grande mestre de várias gerações de gaiteiros não só daquela região de terra vermelha como de resto, todo o Rio Grande. Faltam palavras para descrever a importância deste saudoso gaiteiro. É contemporâneo de grandes tocadores como Virgilio Pinheiro, Belizário, Virgilio Leitão, Adão Lanes, Neneca Gomes, os Irmãos Pato, Reduzino Malaquias, Tio Pedrinho e seguem os passos do velho patriarca diversos descendentes que formam a Família Bilia, executores, em sua maioria, de Gaita de botão.

10 - O décimo escolhido fica por conta e opinião de cada um dos leitores, pois são tantos e tão capacitados os acordeonistas rio-grandenses que seria ousadia de nossa parte determinarmos seus nomes e limitarmos sua quantidade. Ele pode ser qualquer um dos mais de 50 que citamos na postagem, ou mesmo muitos que não relacionamos, em face do grande número de grandes acordeonistas de uma "Oito Socos". Parabéns a TODOS.