RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA

segunda-feira, 27 de abril de 2020

O BARULHO DA CARRETA




Certa manhã, meu pai, muito sábio, convidou-me para um passeio no bosque, que aceitei com muito prazer. Ele se deteve em uma clareira e depois de um pequeno silêncio, perguntou:

- Além do cantar dos pássaros, você está ouvindo mais alguma coisa?

Apurei meus ouvidos durante alguns segundos e respondi:

- Estou ouvindo um barulho de carreta.

-Isto mesmo, disse ele, é uma carreta vazia.

Intrigado, perguntei:

- Como pode saber se a carreta esta vazia, se ainda não a vimos?

-Ora, respondeu ele, é muito fácil. Você não escutou o barulho? Quanto mais vazia a carreta, maior é o barulho que faz.

Tornei-me adulto e até hoje, quando vejo uma pessoa falando sem parar, reclamando, gritando (querendo intimidar), tratando as pessoas com grossura inoportuna, prepotente, querendo demonstrar que é ''dono da razão'' e da ''verdade absoluta'', tenho a impressão de ouvir a voz de meu pai dizendo: -''Quanto mais vazia é a carreta, mais barulho ela faz''.