"TEU PRESTÍGIO É PROPORCIONAL A TUA CONDUTA"

Léo Ribeiro


RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Desenho: Léo Ribeiro de Souza

quinta-feira, 23 de abril de 2020

LAÇADOR ILUMINADO



em homenagem aos profissionais que lutam contra o coronavírus
e também os trabalhadores de eventos culturais
 
Por: Douglas Demoliner / Eduardo Paganella = ZH

Na noite desta quarta-feira (22), o Monumento Laçador foi iluminado com as cores da bandeira do Rio Grande do Sul. O show de luzes em um dos pontos turísticos mais tradicionais de Porto Alegre teve o objetivo de homenagear os profissionais que estão na linha de frente na luta contra o coronavírus.
Ao som do hino Riograndense, imagens de profissionais da saúde, da limpeza urbana e de segurança foram projetadas na base da estátua — um agradecimento ao trabalho que está sendo realizado por eles durante a pandemia. Além disso, a #AjudeaGraxaRS, que visa o auxílio aos profissionais de eventos do Estado, também ficou visível durante a apresentação que durou aproximadamente uma hora e foi transmitido via  Facebook.

  Queríamos homenagear o nosso povo gaúcho que está vivendo essa pandemia e todos aqueles que estão na linha de frente e que não podem parar como garis, policiais, bombeiros e profissionais da saúde    destaca a representante dos profissionais técnicos, Karla Busato.
De acordo com o Secretário Municipal de Cultura, Luciano Alabarse, a ação partiu de um empresário da Capital e não teve custos aos cofres públicos.
  A ideia é de uma empresa de luz e som do Rio Grande do Sul. O dono da empresa entrou em contato conosco depois de ver uma homenagem assim no Cristo Redentor. Aceitamos na hora. E tem toda essa ajuda aos profissionais da "graxa", como carinhosamente são conhecidos os profissionais que atuam na retaguarda dos espetáculos — revelou.
Com o fechamento de espaços culturais e a suspensão de eventos, artistas, técnicos e outros profissionais deixaram de obter renda com shows e demais atividades. Por isso, a ação desta quarta também busca apoiar os freelancers da área artística e de entretenimento.
  Essa mobilização de técnicos, artistas, músicos, a turma que faz o espetáculo acontecer, é muito importante para auxiliar os trabalhadores da área da cultura que estão em dificuldades, sem seus cachês —  comentou o coordenador de Música da SMC, Henry Ventura.
A partir desta quinta-feira (23), a prefeitura de Porto Alegre estará recebendo donativos para a categoria. O recolhimento de cestas básicas, produtos de limpeza e de higiene serão feitas diariamente, na Avenida das Indústrias, número 575, das 8h às 18h.
No sábado (25) e domingo (26), será realizada a arrecadação de doações através do sistema drive-thru, no estacionamento da esplanada do Laçador, das 8h às 18h.