RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Identidade Visual dos Festejos Farroupilha 2024 / Cintia Matte Ruschel

sexta-feira, 13 de março de 2020

EFEITOS DO VIRUS


Sem dúvida alguma esta pandemia do Corona Vírus é algo deveras preocupante. Os atingidos diretamente pela doença, é claro, são os motivos da grande preocupação. Ninguém devolve uma vida. Contudo, TODOS nós estamos sujeitos a contaminação se não levarmos o problema com seriedade. Além disso o estresse causado pelas consequências indiretas é enorme. A alta do dólar, as quedas das bolsas, o desemprego... Apenas como exemplo, meu filho trabalha em uma churrascaria em Melbourne, na Austrália, que está as moscas. Minha filha vai para casa mais cedo porque na loja em que trabalha os clientes sumiram. O Grande Prêmio da Austrália que aconteceria na mesma cidade neste fim de semana foi cancelado... e assim vai mundo a fora.  
 
Minha patroa e eu tínhamos uma viagem agendada desde o ano passado, para o dia 18 de março, quarta-feira próxima, para comemorarmos 35 anos de casados. Acompanhando o desenrolar dos fatos diariamente ficamos sabendo que diversos lugares incluídos no roteiro não estavam permitindo o desembarque por conta de pessoas já infectadas. Eu pertenço ao grupo de risco pela idade e doenças respiratórias, ou seja, já sairia daqui preocupado.
 
Fomos na agência de viagens para tentar reaver os valores já pagos e foi uma luta de foice no escuro até chegarmos a um bom termo. Enquanto isso o telefone não parava de tocar com pessoas em diversas partes do mundo, em situação piores que a nossa, presos em aeroportos, proibidos até de hospedar-se nos hotéis previamente acertados.
 
Estou citando o meu caso que é irrelevante pois se trata de lazer e de valores mas o que desejo é chamar a atenção e dizer que o problema está bem mais perto e é mais grave do que a gente imagina. Penso que diversos espetáculos culturais e aglomerações de pessoas aqui pelo Rio Grande do Sul deveriam ser repensados pelas autoridades.