RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Identidade Visual dos Festejos Farroupilha 2024 / Cintia Matte Ruschel

sábado, 1 de fevereiro de 2020

VACARIA - COMEÇA HOJE



Foto que percorreu o mundo através dos cartões postais

Começa hoje, 01 de fevereiro, o 33º Rodeio Internacional de Vacaria, a maior festa crioula do Brasil. É um sonho para todos os gaúchos que cultivam as tradições subir num dos diversos palcos artísticos, dar um tiro de laço na Cancha da Ferradura, ou mesmo curtir o acampamento nos vários equitares de mata nativa.
A foto da postagem é histórica e nos remete aos rodeios de mais ou menos 45 anos atrás. Segundo nos informa o vacariano residente no Rio de Janeiro, José Tadeu Maciel, Embaixador da Cultura Gaúcha na Cidade Maravilhosa, o ginete impecável em cima de seu cavalo é Wenceslau Ferreira Filho, um gaúcho que nos representou no Texas, Estados Unidos, nos anos 60. Por aquelas plagas visitou as Estâncias de Hopalong Cassidy e Roy Rogers, artistas que faziam sucesso no cinema na época. Mostrou aos americanos, com muita propriedade, a nossa cultura pura, autêntica.      
Fez demonstrações do uso do laço e da boleadeiras e demais habilidades no lombo de um cavalo, fato que encantou os americanos que identificaram-se com a cultura gaúcha pois viviam o auge dos filmes de faroeste.
Eram tempos diferentes, aqueles rodeios da Vacaria, aonde os laços eram de verdade, grossos, pesados e sem chumbos e outros adereços. A disputa era por troféus e não por carros e motos, tudo com mais amadorismo e aonde o companheirismo predominava. De toda forma, vamos viver estes momentos atuais pois a evolução faz parte da nossa existência.
Um bom rodeio a todos.