RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Pinheiro Machado, ao centro, sentado, e seu estado maior - Revolução Federalista -

sábado, 15 de fevereiro de 2020

REPONTANDO DATAS / 15 DE FEVEREIRO


O dia 15 de fevereiro marca acontecimentos deveras importantes dentro da história e da cultura regional gaúcha. 

Neste dia e mês nascia em Alegrete Oswaldo Euclides de Souza Aranha, político, estadista e diplomata, braço direito de Getúlio Vargas. Na revolução de 1923 pegou em armas para defender o governo republicano de Borges de Medeiros. Foi articulador para organizar o levante armado que depôs o presidente Washington Luis em 1930, colocando Getúlio Vargas em seu lugar. Sob sua presidência na ONU o Estado de Israel foi criado. Foi indicado para prêmio Nobel da Paz em 1948

Também nesta data, mas no ano de 1933, nascia em São Jorge da Mulada, Criúva, então pertencente a São Francisco de Paula, aquele que muitos especialistas consideram o maior gaiteiro gaúcho de todos os tempos, ou seja, Adelar Bertussi Siqueira. Com seu irmão Honeyde, 10 anos mais velho, formou a maior dupla de acordeonistas do Brasil sendo pioneiros da música galponeira que animava fandangos por todo o estado. Até hoje diversos grupos gauchescos seguem o estilo Bertussi. 

Num dia 15 de fevereiro, do ano de 1974, morria precocemente em um acidente de automóvel na região norte do estado o "Mocinho do Cinema Gaúcho, José Mendes, crioulo de Esmeralda e um dos mais promissores artistas do Rio Grande. Seu sucesso começou com a gravação da conhecidíssima Para Pedro e, a partir deste momento, diversas canções e filmes marcaram a carreira deste grande artista regional.