RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Pinheiro Machado, ao centro, sentado, e seu estado maior - Revolução Federalista -

sábado, 23 de novembro de 2019

UM PRESENTE DE VALOR IMENSURAVEL


NA VÉSPERA DO NATAL
 
Nesta sexta-feira fui buscar uma verdadeira história musical 
 
Wilson Tubino é um reconhecido radialista voltado para a cultura rio-grandense. Vem dos bons tempos de Dimas Costa, Luiz Menezes e outros tantos do mesmo naipe. Pessoa centrada e espiritualizada retransmite, há longos anos, seu vasto conhecimento, via "ondas" do rádio, de uma forma criativa e visionária. Por isso seu grande sucesso diante de um microfone. 
 
Pois o Wilson Tubino, por algum motivo que não vem ao caso, resolveu doar todo o seu acervo adquirido nestes idos anos, composto de verdadeiras relíquias que marcaram época e que lhe são muito caras. 
 
E sabem que foi seu escolhido para regalo tão valioso nesta véspera de natal? EU. 
 
Meu mestre, poeta, escritor, sábio do mate, irmão e amigo: Não tenho muita dificuldade com as palavras mas elas me fogem neste momento. Tanto pela preciosidade do bem que recebo quanto pela honraria de você achar que sou merecedor.  
 
Passei a tarde contando. Somente CDs, fora as fitas cassetes com suas entrevistas com verdadeiros ícones da nossa tradição, foram 1.123.
 
Já que o Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore liquidou seu acervo, meu sonho de um dia abrir um recanto que conte a história de nossa musicalidade regional só aumenta.     
 
1.123 relíquias do nosso  cancioneiro gaúcho