RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Identidade Visual dos Festejos Farroupilha 2024 / Cintia Matte Ruschel

terça-feira, 18 de setembro de 2018

SESSÃO MAGNA FARROUPILHA


 
Ontem a noite, dia 17 de setembro, o Grupo Tradicionalista e Piquete Fraternidade Gaúcha realizou no Templo Nobre Caldas Junior, em Porto Alegre, Sessão Maçônica Aberta alusiva a epopeia épica da Guerra dos Farrapos. O evento foi concorrido com a presença de muitos Irmãos da Ordem e convidados.
 
Na ocasião fiz uma breve explanação sobre a necessidade de buscar a veracidade dos fatos que nortearam estes dez anos de conflito. Nos tempos de redes sociais e de notícias falsas temos o dever de repassar os fatos de uma maneira mais próxima possível do acontecido. Como já disseram, uma mentira repetida a exaustão pode virar verdade e existem acontecimentos nebulosos deste período que precisam de pesquisas profundas e sérias. 
 
Exemplo do repasse incorreto de informações aconteceu ainda na semana passada quando um jornal de grande circulação do Rio Grande do Sul escreveu que o nome de "Revolução Farroupilha" deu-se me virtude de que os soldados republicanos lutavam famintos e esfarrapados. Uma mentira pois sabe-se que a origem do nome farrapos vem da Revolução Francesa e seus ideais de liberdade, igualdade e fraternidade.