RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Identidade Visual dos Festejos Farroupilha 2024 / Cintia Matte Ruschel

terça-feira, 18 de setembro de 2018

FESTIVAL DE FOLCLORE DE PASSO FUNDO


É O MELHOR DO MUNDO
 
                                            Crédito: Gerson Lopes/Arquivo ON


O  XIV Festival Internacional de Folclore de Passo Fundo, promovido pela Prefeitura de Passo Fundo, foi eleito o melhor festival de folclore do mundo em 2018. A escolha foi feita no Congresso Mundial da FIDAF – Federação Internacional de Festivais de Dança, em Seul na Coréia. O Festival de Passo Fundo, foi indicado com mais três festivais, Polônia, Turquia e Sérvia, para concorrer ao prêmio, portanto já estava entre os 4 finalistas segundo a FIDAF. E ontem ocorreu a votação final, tendo obtido unanimidade. A comunicação foi feita por Régis Bastian, representante da FIDAF para a América, membro do Comitê Executivo da FIDAF e também Presidente da FEBRARP, que encontra-se na Coréia, participando do Congresso FIDAF e do Festival Mundial de Dança de Cheonan. “Essa notícia nos dá um grande alento e mostra que  estamos no caminho certo. Esperamos ter o apoio permanente dos Poderes Constituídos, especialmente da Prefeitura de Passo Fundo, voluntários e comunidade. Obrigado a todos”, declarou o idealizador do evento, Paulo Dutra.

Depoimentos
 
“A Companhia Artística Estimulo, de Cali, felicita Passo Fundo, Brasil, por ser declarado como o Melhor Festival de Folclore do Mundo. A Companhia Artística Estimulo fez parte deste belo festival. Felicitações Paulo Dutra. Felicitações Passo Fundo. Um abraço a todos”.
Companhia artística da Colômbia

“Muitos me chamam de louca em participar como voluntária do Festival de Folclore, passando frio, chuva, correndo um dia inteiro de um lado para o outro. Agora a resposta da minha "loucura" chegou, somos o melhor Festival de Folclore do Mundo. Amo essa "loucura" toda, participo e me envolvo de coração em todos os momentos, durante todos os dias de folclore esqueço do "mundo" do meu "mundo" e passo a viver em outros Mundos em outras regiões do meu Brasil. Só quem se envolve como voluntária sabe a alegria e o prazer que é em participar, em fazer parte de uma história. Parabéns a todos os envolvidos. Parabéns Paulo Dutra. Vida longa ao Festival”.
Patrícia cavalheiro, voluntária e professora municipal

“Perguntam porque a gente se esforça tanto por esse festival, porque a gente se doa tanto. Passa frio, dorme pouco, empresta instrumento para quem a gente nem conhece. Conserta, monta, desmonta, carrega, leva, traz. Todo o esforço de todos os envolvidos está recompensado. Parabéns chefe Cledson Basso e parabéns principalmente ao grande comandante Paulo Dutra. Parabéns a todos nós, voluntários, patrocinadores que acreditam na cultura e no folclore dos povos”
Fabiano Lengler, voluntário