RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA

quarta-feira, 11 de julho de 2018

A VIAGEM DE SAINT- HILAIRE AO RS - 9



Resumo 9 - Viagem ao Rio Grande do Sul - Por: Jeandro Garcia 
Novembro de 1820 - Auguste de Saint-Hilaire

Indumentária - Lida do gado – Estilos de vida - Definição do Gaúcho
 


O traje do homem aqui é o chiripá (saiote), calças largas de algodão onde a extremidade de cada perna termina em franjas, um pouco melhor vestidos que os camponeses franceses, mas as mulheres vestem-se como damas.

Entre os portugueses do Rio Grande são estes que fazem as honras das casas, mas tem visto aqui ser o contrário e certamente neste local detestam seus vizinhos portugueses.

Haviam muitas pessoas na casa de um agricultor, galopavam atrás das reses para serem marcadas. Um laçava os chifres e outro as pernas para cair e com ferro em brasa eram marcadas no couro.

O homens da lida, que não são proprietários de nada, se possuem chiripá e poncho já estão satisfeitos, gastam todo resto em bebida e jogos. Julgam ter feito muito pelos filhos quando lhes dá um par de calças e uma camisa. Crianças logo que aprendem a andar aprendem a jogar e beber, abandonando o hábito somente quando deixam de existir.

Os estrangeiros prosperavam muito, chegavam pedindo esmolas e logo estavam com escravos, casa e mercadorias. A guerra empobreceu a região, mas continuando a paz logo irá prosperar. Mas estes não passam os valores aos seus filhos, que aprendem o que há de ruim com os locais e dilapidam a fortuna do pai.

Garruchos ou gaúchos são nomes dados pelos portugueses a mestiços sem moral ou religião, sob a bandeira da revolta praticavam a pilhagem de gado, mas agiam por conta própria para vender o gado e gastar com jogos. Bradavam "Viva lá pátria!", sendo marcado como o " tempo da pátria", este período de guerra.

Era uma terra muito rica, muitos vieram de regiões como Chile e Paraguai para viver na ociosidade, de estância em estância, pouco trabalhavam, uma vaca custava 1 pataca, pois havia muita abundância, agora já custam 50. Com a insurreição muitos destes se juntaram a Artigas e começaram a roubar os agricultores, por vezes matavam apenas retirar a língua ou uma tira de couro, e assim exterminaram grande quantidade destes animais.

Muitos destes desapareceram, foram mortos, aprisionados ou seguiram Artigas. Deixando os estancieiros muito menos ricos, já não podendo mais também manter qualquer um em sua propriedade.

De Castilhos pra cá a comida é servida em uma travessa de carne e cada um come como pode, sem talheres.