RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Pinheiro Machado, ao centro, sentado, e seu estado maior - Revolução Federalista -

terça-feira, 5 de junho de 2018

SEM PALAVRAS...


José Claro (Zezinho)
 
Nestes meus 62 anos de existência já recebi algumas homenagens pelo pouco que fiz em prol da cultura do meu Estado mas, também, se não tivesse recebido nenhuma honraria estaria igualmente satisfeito pois sou feliz simplesmente por pertencer a este meio social em que vivo, ou seja, o de preservar as tradições gaúchas.
 
Contudo, tem certas coisas que nos tapam de alegria, orgulho e satisfação. Por vezes apenas uma palavra, por outras o gesto de algum parceiro. Pois foi isto o que a aconteceu comigo nesta semana ao receber a visita em meu rancho do Amigo José Claro, o Zezinho, diretor do Grupo Floreio. Tenho diversos trabalhos com esta figura humana sensacional e considero o Zezinho um dos mais competentes gaiteiros do Rio Grande do Sul. Ele pertence a "tropa antiga", isto é, da velha escola dos Irmãos Bertussi, e aprimorou este conhecimentos ao tocar por dez anos com o maior representante desta musicalidade, o Porca Véia.
 
Tomamos alguns mates, uns "gol" de vinho tratamos de uma ida lá no Zoreia, em Taquara, para ver de perto sobre como vive um tropeiro nos dias de hoje e antes de sair o Zezinho me entregou um CD que, quando escutei, me tapei de emoção. Era uma música (bugiu) em minha homenagem. Letra do compositor Luiz dos Reis, lá das bandas de Caxias do Sul, pessoa que nem conheço pessoalmente.  
 
Agora, auxiliado pelo seu filho Gabriel, guri gaiteiro que vi crescer e que tem uma preocupação social muito grande (filho de tigre sai pintado), o Zezinho colocou umas fotos, montou um vídeo e colocou no you tube. 
 
Teria mil palavras para agradecer o José Claro, ao Luiz dos Reis e ao Gabriel por tamanha consideração com minha pessoa. Humildemente e sinceramente penso que não mereço tanto mas.... que a gente fica contente, áh... isto fica.  
 
Um beijo no coração dos três.     
 
O link do vídeo no youtube é: