RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Identidade Visual dos Festejos Farroupilha 2024 / Cintia Matte Ruschel

quarta-feira, 11 de outubro de 2017

FELIZ DIA DAS CRIANÇAS A TODOS (NÓS)


 
DA BOLA-DE-MEIA AOS MATERIAIS SINTÉTICOS (bola de última geração utilizada na copa do mundo do Brasil) podemos dizer que a “infância de cada um” deu um salto enorme em apenas meio século. Quem traz na sua idade os “enta” (quarenta, cinqüenta, sessenta) é testemunha desta mudança.

Meus filhos, por meu jeito brincalhão, seguidamente me dizem: - Pai. Tu não teve infância.

Ao contrário, tive uma infância que toda a criança deveria ter. Pés descalços, matas, rios, liberdade, carros-de-lomba, bolas-de-gude, bodoques, piões, piorras, gado-de-osso e... bolas-de-meia. Sim. Eu sou do tempo das bolas-de-meia. Pegávamos um carpim (meia) usado, enchíamos de pano e jogávamos o dia inteiro num campinho de terra. Mais tarde, fui um dos primeiros meninos a ganhar uma bola de borracha que, quando batia na perna, chupava o sangue deixando sua marca.

Hoje a infância é passada, em sua maior parte, dentro de um apartamento, os brinquedos são eletrônicos. Games, celulares, tudo robotizado. Contudo, nenhuma criança de agora trocaria sua infância pela minha (até por que eu não aceitaria tal troca). Assim é a vida. Cada coisa no seu tempo. Mas lhes digo: O contato com a terra, com os animais, são fundamentais na formação das pessoas.

Feliz dia das crianças a todos (nós)!