RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Pinheiro Machado, ao centro, sentado, e seu estado maior - Revolução Federalista -

sexta-feira, 21 de julho de 2017

HISTÓRIAS DO RONCO DO BUGIO


AS CAPAS "NÃO RECOMENDADAS"
QUE NUNCA FORAM DIVULGADAS

Dias atrás eu estava matutando sobre quantas capas de discos do Ronco do Bugio eu havia feito. Me lembrei de 13, nestas 26 edições, ou seja, exatamente 50%.
 
Mas teve algumas que não foram bem aceitas pelo IBAMA e nunca foram divulgadas.
 
A primeira foi em 2015 quando resolvemos chamar a atenção para a extinção do primata. Foi tiro no pé. O Instituto do Brasileiro do Meio Ambiente "recomendou" que a retirássemos de circulação pois, segundo eles, não se alimenta animais selvagens, isto é, tem que deixa-los ambientar-se com o desmatamento, com o envenenamento da lavouras, dos rios... Como o festival era em homenagem ao gaiteiro Edson Dutra, numa correria louca refizemos a capa em cima do tema do evento.  
         

 
A segunda negativa do IBAMA foi no ano passado quando montei um cenário dando uma ideia de um bugio descendo de uma arvore para pegar uma gaitinha de botão, junto a uns arreios. Tudo para fazer a ligação primata/musicalidade.
 
Pois novamente batemos com a cara na porta pois estaríamos passando uma imagem comprometedora do bugio empalhado. Em riba do laço nos socorremos do tal de lápis de cor e refizemos nossa velha São Chico da década de trinta. Coisas do Ronco do Bugio...