RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA

sábado, 22 de julho de 2017

CHASQUES DO MTG


Gaúchos em contagem regressiva para o
Acampamento Farroupilha
 
 
Acampamento Farroupilha de Porto Alegre, que no ano passado recebeu 1,3 milhão de visitantes, será realizado no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho de 7 a 20 de setembro e promete trazer mais uma vez para o centro da capital do Estado um pedacinho do campo e da história do Rio Grande.
 
A organização do evento está a cargo do Movimento Tradicionalista Gaúcho e a Prefeitura Municipal será responsável pela fiscalização. O convênio para cessão do parque já foi assinado e o acordo prevê todo apoio necessário da Administração para realização do evento, porém sem o aporte de recursos financeiros. A notícia foi recebida sem surpresas pelo MTG, uma vez que já em 2016 o evento foi realizado sem verba pública.
 
Uma ampla programação artística, cultural, campeira e festiva está sendo organizada pela equipe técnica da entidade para públicos de todas as idades. Uma das atrações é o Circuito Instrumental, realizado no palco central de 11 a 15 de setembro, com apresentações de danças tradicionais gaúchas e grupos instrumentais, tendo participações especiais de artistas como a Orquestra de Bombo Leguero e Ernesto Fagundes, Quinteto de Garibaldi, Familia Lima, Renato Borghetti, e Camerata Pampeana.
 
Os bailes também prometem atrair um número expressivo de apreciadores da música e das danças gaúchas de salão, com atrações como Os Monarcas, Joca Martins, Alma Gaudéria, Luiz Marenco, Machado e Marcelo do Tche, João Luiz Corrêa, Os Mateadores, Grupo Rodeio, Tche Guri, Gurias Gaúchas, César Oliveira e Rogério Melo, Moisés Oliveira, Baitaça, Grupo Quero Quero, Xiru Missioneiro, Grupo Minuano, Bruneyto y Santafé, Beira d´Estrada e Roger Moraes.
 
Para as crianças, o Acampamento Farroupilha reservará uma programação toda especial. Além de vivências com horta e animais na fazendinha, elas também poderão curtir oficina de danças folclóricas, teatro de bonecos, cantos e contos do Rio Grande do Sul e causos oferecidos em parceria com o Sesc.
 
Para o dia 20 de setembro está previsto o desfile tradicional e para o dia 17 de setembro, domingo, a partir das 10h, o Desfile Temático – Espetáculo Os Idealistas da Revolução Farroupilha e os 70 Anos do Acendimento da Chama Crioula, em realização conjunta da Fundação Cultura Gaúcha e Ministério da Cultura. Serão 1200 participantes divididos em nove invernadas, em um grande ‘teatro a céu aberto’. Estarão em evidência os idealistas revolucionários; os fatos marcantes no período de 1835 a 1845, da Revolução ao Tratado de Ponche Verde; e o Grupo dos 08, entre outros.
 
Segundo o presidente do MTG, Nairo Callegaro, os piquetes instalados no Acampamento Farroupilha desenvolverão projetos culturais evidenciando a gastronomia, o artesanato, a cultura e a história dos gaúchos. “Faremos uma grande festa para celebrar nossos usos, nossos costumes, estreitando o laço entre tradicionalistas e não tradicionalistas”, afirma. Segundo ele, seguindo a tradição de edições passadas, a proposta é levar ao público o maior número possível de atrações gratuitas, proporcionando o acesso a todos, sem distinção de posição social ou financeira.
 
Mais detalhes sobre a programação serão divulgados em breve.
 
Abertas inscrições para a 3ª edição do
Prêmio MTG de Jornalismo
 
O Movimento Tradicionalista Gaúcho abriu inscrições para a terceira edição do Prêmio MTG de Jornalismo. Poderão concorrer trabalhos jornalísticos veiculados em TVs, jornais, revistas, rádios, sites, blogs e fanpages, que se destaquem por ineditismo e/ou originalidade da abordagem do tradicionalismo gaúcho; pela consistência na divulgação e cobertura dos fatos tradicionalistas; capacidade de traduzir os fatos tradicionalistas para o leitor; pela contribuição para preservação da memória do tradicionalismo gaúcho; e contribuição para uma reflexão sobre a figura folclórica e simbologia do gaúcho.
 
Segundo o presidente do MTG, Nairo Callegaro, a entrega dos troféus será realizada no Acampamento Farroupilha, em Porto Alegre, durante o mês de setembro.
 
O formulário para inscrições está disponível no link:
Sandra Veroneze
Assessoria de Imprensa MTG
51 9370 0619