RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Realmente, o assunto Baiano Candinho despertou grande interesse em nossos leitores. Olhem só a verdadeira relíquia que nos chega através do meu amigo e parceiro de cavalgadas Marco Aurélio Angeli, carinhosamente cohecido como Zoreia, um dos homens mais campeiros deste Rio Grande. O flagrante é um retrato, talvez único, onde aparece Baiano Candinho (o penúltimo sentado a direita). Tal chapa, segundo a saudosa avó do Marco Aurélio, foi por ocasião de uma eleição. O que podemos concluir, é que estas pessoas (reparem as vestimentas) faziam parte do famoso Esquadrão Josaphat durante a Revolução Federalista aonde Candinho era o grande líder na região de Três Forquilhas. Tal foto faz parte do acervo do Marco Aurélio.

COMEÇANDO A LIDA BLOGUEIRA COM:

sábado, 6 de maio de 2017

CHASQUES DO MTG


Músicos podem solicitar Cartão Administrativo do MTG
 
 
O Movimento Tradicionalista Gaúcho abriu as inscrições para músicos que desejam solicitar o Cartão Administrativo da entidade. Segundo o vice-presidente artístico, José Roberto Fishborn, uma das principais vantagens é que o cartão simplifica a participação dos grupos de músicos no Enart – Encontro de Artes e Tradição.
 
Para a solicitação do cartão, existem alguns pré-requisitos a serem cumpridos, como por exemplo ter participado de algum curso Cfor,  comprovar habilidades artísticas de canto ou instrumental e anexar currículo.
 
O formulário está disponível no site

Bagé se prepara para a 47ª Ciranda Cultural de Prendas
 

 
O Movimento Tradicionalista Gaúcho realiza, de 25 a 27 de maio, em Bagé, a 47ª Ciranda Cultural de Prendas. Trata-se do concurso mais antigo do calendário oficial do MTG, instituído no 15º Congresso Tradicionalista Gaúcho, realizado em janeiro de 1970 no município de Santiago.
 
A Ciranda é realizada nas categorias mirim, juvenil e adulta e escolhe anualmente, dentre as candidatas, aquelas que melhor representem as virtudes, a dignidade, a graça, a cultura, os dotes artísticos, a beleza, a desenvoltura e a expressão da mulher gaúcha. Fazem parte da Ciranda avaliações escrita, artística, oral, caracteres pessoais, mostra folclórica ou arte tradicional e relatório de atividades.
 
Segundo o presidente do MTG, Nairo Callegaro, são aguardadas representantes das 30 regiões tradicionalistas. “É um evento muito importante. As novas gerações que assumem responsabilidades no Movimento, como é o caso das gestões de prendas, inspiram, trazem novas perspectivas e fortalecem a tradicionalidade”, afirma.
 
Detalhes da programação serão divulgados em breve.  
 
Sandra Veroneze
Assessoria de Imprensa MTG
51 9370 0619