RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Pinheiro Machado, ao centro, sentado, e seu estado maior - Revolução Federalista -

sábado, 25 de fevereiro de 2017

DO "GAUCHÊS" PARA O PORTUGUÊS...


.... SOBRE O JAPONÊS
 
 
 
 Gurizada, é o seguinte: Canso de dizer que nosso blog é voltado para as tradições gaúchas, coisa e tal. Que nosso público alvo são os amantes da cultura riograndense

Então eu vos pergunto: o que a foto aí de cima tem a ver com isso? Nada! Mas ela é muito representativa dessa gente trabalhadora, de tradições milenares, que vem lá do outro lado do mundo. Por isto eu pensei assim: vamos colocar um texto bem gaudério que compense a imagem não ser do sul. Então aí vai, com a devida tradução do "gauchês" para o português, sobre o japonês.

O retrato (foto) aí de riba (cima) vem de regalo (presente) para os incréus (descrentes) do forcejo (trabalho) e do falquejo escolar (estudo).

O povo de luz baixa (olhos amendoados) dá amostra do pano (demonstra) de como sair das patas da égua (dificuldades) estribado (firmado) na lida ( serviço).

Rebrotaram de um borralho morto (fogo apagado) após esgualeparem-se (ficarem feridos) de lombo e espírito (corpo e alma) por uns foguetes covardes (bombas atômicas).

Hoje são laranjas de amostra (exemplos) para o resto do povaréu (mundo).

E aqui pela província (Rio Grande) ainda nos descem o pau (criticam) por cultivar nossos repasses (tradições). Mas lá na querência do acendimento da chama crioula (terra do Sol Nascente) eles tem esta balda (costume) há mais de dois mil anos e ninguém fica de beiço torcido (contrariado). Lado avesso (ao contrário), eles se entonam (orgulham) pelos seus que já bateram as botas (ancestrais que morreram).

Que esta chapa (imagem) nos faça queimar os miolos (pensar).

Matuto com meus botões (penso comigo mesmo) que agora o bilhete (texto) ficou nos conformes (de acordo) com o blogue (blog)!

Ass: Léo Ribeiro