RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Pinheiro Machado, ao centro, sentado, e seu estado maior - Revolução Federalista -

sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

DESABAFO DO PRAXEDES


Quem viveu um pouco dos festivais do Rio Grande, por certo conhece Terson Praxedes. Este sim um pesquisador, um batalhador, um abnegado da cultura gaúcha principalmente na seara das danças e da musicalidade sulina.

Pois vejam o que disse o Praxedes, um dos dois únicos concursados a compor o Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore, extinto esta semana.
 
"Estão me indagando porque eu não falo sobre a extinção do IGTF. É porque depois de 37 anos trabalhando em prol do folclore e da tradição vejo uma cambada de analfabetos culturais sem capacidade, que só pensam em dinheiro e que não tem compromisso com o passado, com o presente e com o futuro da cultura. Eles fazem de conta que vão salvar o estado. Acho que chega de Sassa Mutema. Estou me aposentando agora de modo melancólico. Deveria ter me aposentado a 4 anos atrás mas eu não queria que o acervo da entidade fosse jogado no lixo como vai ser agora pois sou o ultimo pesquisador da entidade que poderia passar adiante o acervo. Mas o governo não está nem ai. Viro as costa e vou fazer cultura fora do estado e, em breve, vou relatar alguns episódios de como mataram o IGTF"
 
Nota do Blog: Muita água vai rolar por debaixo desta ponte.