RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Pinheiro Machado, ao centro, sentado, e seu estado maior - Revolução Federalista -

sexta-feira, 4 de novembro de 2016

CIRANDA CULTURAL NATIVISTA


DE CANGUÇU
 
Foto: Xiru Gonçalves / Prefeitura Municipal de Canguçu
 
Talvez pelo fato de que o tradicionalismo esteve envolvido nas comemorações de seu cinquentenário, no Centro de Eventos, em Porto Alegre, um dos maiores e mais importantes acontecimentos voltados para a cultura regional gaúcha encerrado neste fim de semana foi pouco divulgado.
Estamos falando da 30ª Ciranda Estudantil Nativista - CIENA, da cidade de Canguçu, que encerrou-se neste sábado dia 29 após uma semana de intensa programação voltada para os jovens da rede escolar desta importante cidade no Sul do Estado, que é considerada a Capital Nacional da Agricultura Familiar. As apresentações foram realizadas no Ginásio Municipal de Esportes Conrado Ernani Bento, no Cine Teatro Municipal e no Centro de Formação de Agricultores de Canguçu- CETAC.
Com o tema ‘’Do culto às raízes, o amor nativista!’’, o evento, como nas edições anteriores, visou estimular momentos de valorização e preservação da tradição e da cultura gaúcha no âmbito estudantil e população em geral.
Concursos em categorias como Trabalhos Manuais e Desenho, Dança de Salão, Entrada e/ou Danças Tradicionais, Canto Individual Feminino e Masculino,  Gaita, Violão, Declamação Masculina e Feminina, Causos, Canto Coletivo e Dança da Integração mexeram com a comunidade. A Estância da Poesia Crioula foi, de van, colaborar nas avaliações.  

Se uma cadeira sobre a nossa cultura regional até hoje não foi inserida na grade de ensino de nosso Estado, Canguçu não espera, faz a sua parte e dá exemplo a milhares de municípios do Rio Grande do Sul promovendo este grande e significativo evento.
Parabéns.