RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Identidade Visual dos Festejos Farroupilha 2024 / Cintia Matte Ruschel

terça-feira, 16 de agosto de 2016

VEM PRA CASA, PAIXÃO!!!



As 19.35 hs de sábado, dia 13 de agosto, o meu amigo Pascoal, Venerável Mestre da Loja Maçônica Virtude, me ligou: - Léo. Vem pegar o Paixão aqui em baixo que eu não tenho onde estacionar.  E lá fomos nós. O Grão-Mestre do Grande Oriente do Rio Grande do Sul Tadeu Pedro Drago e eu buscar um dos homenageados da 6ª Tertúlia Maçônica da Poesia Crioula. O outro era o Movimento Tradicionalista Gaúcho, na figura de seu Presidente, Sr. Nairo Callegaro.
 
Da Alberto Bins até seu lugar de honra no teatro do SESC fizemos uma verdadeira via sacra pois todos queriam, tirar uma "self" com o maior ícone do tradicionalismo gaúcho. Na subida das escadas ele me confidenciou: - Boca da Serra (me chama assim). Não vim de bombachas porque emagreci demais. Nenhuma me serve mais.
 
Nestes breves momentos eu pude sentir o carinho, a idolatria que crianças, jovens e velhos tem por João Carlos D'Avila Paixão Côrtes.
 
Fizemos as homenagens logo no início do festival pois nosso trato com a sua esposa, Dona Marina, é que ela o liberaria, mas não por muito tempo.
 
Qual nada...
 
Paixão Côrtes foi ficando, foi ficando... tirando fotos, atendendo a todos, contando e ouvindo histórias, dando gostosas gargalhadas. Estava feliz, após meses de enfermidade.
 
Vivenciava o meio criado por ele. 
 
E só saiu de lá na hora em que cruza o Boi Tatá, ou seja, em riba da meia noite. 
 
Enquanto isto, meu amigo Pascoal seguidamente atendia o celular. Era Dona Marina gritando: - Vem pra casa, Paixão!
 
Abaixo algumas fotos de: Rádio Clarim Farrapo; Djalma Pacheco (Esteio da Poesia) e outros