RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Pinheiro Machado, ao centro, sentado, e seu estado maior - Revolução Federalista -

quarta-feira, 17 de agosto de 2016

CLIMA DE SETEMBRO



O acendimento da Chama Crioula na Ilha do Fanfa, local onde Bento Gonçalves foi surpreendido e preso após combate no ano de 1836, por Bento Manuel Ribeiro, o primeiro "melancia" (pessoa de duas cores) que se tem notícia no Rio Grande do Sul, e a posterior distribuição às dezenas de regiões tradicionalistas que se fizeram presentes na cidade de Triunfo - sendo considerada uma das maiores dos últimos anos - marcou o início das comemorações farroupilhas de setembro (que já começou em agosto).
 
O transporte da Chama, a chegada em suas cidades, a construção dos galpões no Acampamento Farroupilha de Porto Alegre que já anda alta do chão, assim como em muitas cidades do interior, dá indícios de que teremos grandes festividades.
 
Resta saber até onde os resquícios do "mormo" e a crise financeira afetarão os desfiles de cavalarianos e os festejos como um todo. Dezenas de prefeituras municipais já negaram apoio, mesmo sendo época de eleições. Falando em eleições, preparem-se para ver muitos candidatos pilchados, de bota nova apertando no pé....