RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Pinheiro Machado, ao centro, sentado, e seu estado maior - Revolução Federalista -

segunda-feira, 1 de agosto de 2016

VAI EM PAZ, COMPANHEIRO!



Faleceu na boca da noite deste domingo, dia 31 de julho, no hospital Moinhos de Vento em Porto Alegre, meu conterrâneo e amigo José Asmuz, 88 anos. Filho de São Francisco de Paula tornou-se conhecido no Estado por suas habilidades num volante de carro de corridas, nos tempos áureos e românticos das "carreteras" onde a segurança era mínima e a velocidade atingida, na maioria das vezes em estradas de chão batido, passava dos 200 km por hora. Seus maiores adversários nestes anos idos eram os irmãos Andreata. Grande parte das dezenas de troféus erguidos em suas conquistas estão em meu galpão Aconchego dos Gaudérios, lá nos píncaros da serra gaúcha.
 
Posteriormente José Asmuz dedicou-se a sua outra grande paixão, ou seja, o futebol, mais especificamente ao Internacional, onde foi presidente em três oportunidades. Conheci alguns poucos colorados apaixonados iguais a ele, mais do que Asmuz, nenhum.
 
O Tio José era meu parceiro de prosa aos domingos quando eu ficava pela capital. Não falhava um. Era eu assando uma carne e ele me contando dos bastidores de sua vida venturosa e agitada. Nós dois emborcando uma gelada....
 
Por saber do meu gosto por arma branca seguidamente me aparecia com uma faca de presente, além de fotos e recortes de jornais antigos. Em uma das suas últimas visitas me regalou com oito peças (foto acima).
 
Vai em paz, meu amigo velho, te encontrar com tua esposa, pois sabíamos que não poderias ficar muito tempo longe dela.
 
Enquanto isto, nossa existência vai ficando cada vez mais vazia...