RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Pinheiro Machado, ao centro, sentado, e seu estado maior - Revolução Federalista -

quarta-feira, 2 de março de 2016

PARABÉNS, PORCA VÉIA.



No dia de hoje um grande amigo, o gaiteiro mais carismático do Rio Grande, Porca Véia, está de aniversário.
 
Conheço o Porca desde os tempos em que ele era aluno na ETA em Viamão. Posteriormente ele foi morar em São Francisco de Paula como Diretor da FEBEM. Ali, estreitamos nossos laços de amizade. Hélio da Rosa Xavier, por um breve período, chegou a tocar para nós, da Invernada Artística do CTG Rodeio Serrano, onde eu era o posteiro. Que tempo bom. Das fuzarcas que fizemos não dá nem para contar...
 
Após seu primeiro disco "Orelhador de Cordeona", uma música que tem a minha letra e a melodia do Porca, o sucesso veio ao natural. Seguindo os passos dos grandes mestres Os Irmãos Bertussi, Porca Véia tornou-se o maior representante desta dupla de acordeonistas.
 
Hoje, recuperando-se de uma enfermidade passageira, Porca Véia não tem se apresentado mais com a mesma frequência, mas o Grupo Cordeona, de sua propriedade e de seu estilo, continua animando bailes por estas querências afora.

Mas o mais importante de tudo isto é o Porca Véia companheiraço, de palavra, gaúcho à moda antiga, que não tem de gre... gre... pra dizer Gregório. Homem de valor e que não deixa um parceiro na mão na hora da fumaça. 
 
Longa vida meu amigo velho e, como disse na homenagem que lhe fizemos, muito obrigado por tantas alegrias como esta da chapa abaixo, atorando um chotes com a patroa, ao som de tua gaita.