RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA

COMEÇANDO A LIDA BLOGUEIRA COM:

quarta-feira, 16 de março de 2016

MEMÓRIAS DO RÁDIO


Darcy Reis Nunes (a esquerda), trajetória no rádio gaúcho.

Iniciou suas atividades no rádio em 1949,quando assumiu na rádio Difusora que era situada na rua Duque de Caxias,1304 e simultaneamente no Jornal Diário de Notícias, ambos pertencentes às Emissoras Associadas. Nessa época foi redator e repórter do departamento de esportes. Na Difusora apresentou o programa “A voz dos bairros” com a parceria do Afonso Teixeira Neto. Posteriormente, quando foi para a rádio I
taí, passou a ter maior notoriedade e foi onde ele se definiu profissionalmente, tendo apresentado os seguintes programas:

Tudo é Brasil
De bota e espora
Caminhos do Sul
Coisas do Rio Grande

Na rádio Itaí começou a desenvolver um trabalho como publicitário, produzindo comerciais como os “jingles” entre outros formatos, atraiu patrocinadores, tendo efetivamente contribuído para o seu crescimento econômico, posto que a publicidade é uma fonte de sustentação dos veículos de comunicação. Os mais conhecidos patrocinadores de seus programas foram:

A Soberana dos móveis do amigo e empresário Marcos Rachewiski, Infalivina, produtos Vontobel (doce de leite Mumu, doces de frutas e bebidas como Minuano, Bingo Cola e Grapette), Café Davi, Alvex, Chá Jamaiquinha entre outros.


Atuou também na rádio Continental, tendo apresentado os seguintes programas:


Aquarela Brasileira, Bom dia Rio Grande, Alvorada Soberana (com patrocínio exclusivo da loja "A Soberana dos Móveis "Em 1971 assumiu na Rádio e TV Difusora Porto-alegrense com os programas: Tudo é Brasil pela manhã cedo, aos domingos das 7 às 10 h apresentava uma programação cuja primeira parte constava Bolsa de empregos, no horário das 8 às 9 h com divulgação exclusiva da música de Teixeirinha, enquanto este, no mesmo horário, apresentava o seu programa na rádio Farroupilha. Permaneceu na Rádio e TV Difusora Porto-alegrense até 1973 quando faleceu.