RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Pinheiro Machado, ao centro, sentado, e seu estado maior - Revolução Federalista -

sexta-feira, 4 de março de 2016

COMO FALAR EM CULTURA???


Por vezes ficamos a pensar se não estamos, aqui neste blog, perdendo tempo, bancando os "babacas", secando gelo, ao insistirmos em debater e promover a nossa cultura quando o mundo está caindo à nossa volta.
 
Hoje é um dia destes.
 
Tanto é assim que, normalmente, postamos nossas matérias na boca da madrugada. Agora, mais contrariados que gato a cabresto, estamos chegando neste espaço somente ás 12:17 (e só Deus sabe quando voltaremos).  
 
 
 
Pois... como falar em cultura quando...
 
...amanhecemos com a notícia de que um ex-presidente da república que se mostra um completo ignorante (pessoa que ignora tudo que acontece à sua volta) e sua família são levados, coercitivamente a depor na polícia federal. Todos sabem que isto é apenas o começo  da derrocada de pessoas que se acham acima de tudo e de todos!? 
 
...acreditamos (eu fui um deles) num partido que em vez de ensinar a pescar preferiu dar o peixe e receber votos que lhe garantiriam o poder e, através deste poder, a corrupção, numa política de pão e circo que vem lá da história grega!?
 
...a saída mágica para qualquer governo é elevar taxas, impostos e juros como espantalhos a afugentar empresas e, por conseguinte, a mão de obra!?
 
...não enxergamos luz no fim do túnel nem através de outro partido político nem através dos próprios políticos pois todos estão numa classe que tem o sinônimo de suspeição!?
 
...o Presidente da Câmara dos Deputados, apoiado por colegas de mesmo nível e por setores da igreja aparece todos os dias nos noticiários, com uma aréola sobre a cabeça, quando todos sabem (é só olhar nos seus olhos) de suas implicações ilícitas. O presidente do senado não fica atrás... !?
 
...a esperança da oposição chama-se, pasmem... Bolsonaro!?
 
...presenciamos a indústria, o comércio e os serviços despencando em nosso país numa crise sem precedentes causando desilusão,  descrédito e onde a inflação galopante bate às nossas portas!?
 
...o cidadão brasileiro comum tenta dar o mínimo de dignidade a sua família, honrando seus compromissos, enquanto uma minoria de pessoas que se beneficiaram roubando tem milhões em bancos estrangeiros!?
 
...vemos nosso Estado, outrora alvissareiro, agora falido, vitimado por administrações irresponsáveis!?
 
...os professores estaduais, inacreditavelmente, marcam greve para o primeiro dia de aula!?
 
...nossos colégios particulares tomam conta da mídia não pela qualidade de ensino, mas pelo tamanho dos "shortinhos"!?
 
...nossa Assembleia Legislativa ocupa, seguidamente, espaços por escândalos de alguns de seus integrantes. Enquanto isso os legisladores municipais de Porto Alegre preocupam-se com troca de nomes de ruas, proibição de saleiros nas mesas dos restaurantes e cores clubísticas das paradas de ônibus!? 
 
....a saúde é um verdadeiro caos e quem não tem um plano (que são caros) amanhece nas filas em busca de uma consulta que só será marcada para vários meses após!?
 
...estamos perdendo a guerra para um mosquito!?
 
...os funcionários públicos tem, a cada mês, seus salários parcelados, fruto da situação falimentar em que os gaúchos se encontram!?  
 
...a segurança perdeu a guerra para a insegurança com um governo omisso, leniente, jogando o Estado a sorte, ao Deus dará. Aqui no Rio Grande do Sul os trabalhadores estão enclausurados atrás das grades de suas casas enquanto a bandidagem campeia solta pelas ruas sob o silêncio preocupante e irritante do mandatário maior!?
 
... a polícia prende e o judiciário solta sob alegação de superlotação dos presídios, uma verdadeira escola do crime. Sob este argumento, os delinquentes andejam livres para novos delitos!? 
 
...olhamos para o mundo e vemos crianças sírias chorando ante alambrados de arame esperando algo para comer!? 
 
Vamos parar por aqui porque "garramos nojo" de tudo isso.
 
Mas, após o que vemos em nosso dia-a-dia, voltamos a perguntar: - COMO FALAR EM CULTURA?