RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Pinheiro Machado, ao centro, sentado, e seu estado maior - Revolução Federalista -

segunda-feira, 21 de março de 2016

COISAS DA ESTÂNCIA...


....DA POESIA CRIOULA
 
O Secretário Cândido Brasil (camisa preta) é um dos responsáveis 
pelo sucesso das atividades culturais da EPC 
 
Muitos nos questionam como uma entidade literária, sem fins lucrativos, consegue atravessar tantos anos ininterruptos promovendo nossa cultura através do versejar gauchesco. Há 58 anos a Estância da Poesia Crioula congrega os poetas e prosadores voltados para a temática rio-grandense, além de pesquisar, manter e divulgar tudo aquilo que se relacione com a arte poética em suas mais diversas formas de manifestações.
 
Na realidade isto se deve a dedicação de homens e mulheres, poetas e poetisas que, voluntariamente, labutam em prol desta instituição. As paredes da Academia Xucra do Rio Grande abrigaram e continuam abrigando os maiores vates do verso terrunho, de Dimas Costa a Jayme Caetano Braun, ou do verso de manifestação mais contemporânea, de Aureliano de Figueiredo Pinto a Apparício Silva Rillo.   
 
A Estância da Poesia Crioula é a única entidade literária do Sul do país com sede própria, localizada num lugar privilegiado à rua Duque de Caxias, no centro de Porto Alegre. Sem depender de financiamentos públicos, a EPC sobrevive das mensalidades e doações de seus associados.
 
Anualmente, realiza diversos concursos literários, saraus culturais, oficinas de arte declamatória, Rodeio de Poetas e sessões comemorativas, além de editar uma antologia de forma cooperativa com os integrantes da entidade. No fim de semana próximo passado a Academia Xucra prestou sua homenagem às mulheres com a realização do 3º Sarau Feminino. O evento foi um sucesso. 
 
Longa vida a nossa exemplar Estância da Poesia Crioula.

Cesar Tomazzini, Vice-Presidente; Léo Ribeiro, Ex-Presidente;
Ubirajara Anchieta, Tesoureiro e Wilson Tubino, Presidente.
alguns integrantes da Diretoria

Fotos: Marilene Huff