RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Identidade Visual dos Festejos Farroupilha 2024 / Cintia Matte Ruschel

quinta-feira, 10 de março de 2016

ACAMPAMENTO FARROUPILHA...


...NICO FAGUNDES!?

 
Parece que alguns legisladores municipais de Porto Alegre foram mordidos pelo tal mosquito Aedes aegypti pois é uma pataquada atrás da outra.

O certo é que com a proximidade das eleições as pirotecnias aumentam em proporção assustadora, tudo com o propósito de colocar em destaque futuros candidatos.
Tramita na Câmara de Vereadores da capital, prestes a ser votado, o PLL 166/ 2015 que faz alteração na legislação da Semana Farroupilha de nossa cidade. Tal proposição é de autoria do vereador Dinho, ex-jogador do Grêmio, natural de Neópolis SE e tem como teor acrescentar a expressão Nico Fagundes na denominação Acampamento Farroupilha, ou seja, se aprovado a maior festividade gauchesca de Porto Alegre passará a chamar-se Acampamento Farroupilha Nico Fagundes.
Então nós perguntamos: - Foi aberto algum debate sobre o assunto? As centenas de piquetes que dão grandeza ao evento foram ouvidas? Alguma entidade tradicionalista de Porto Alegre e até mesmo do interior, visto que o Acampamento recebe pessoas de todo o Estado, foi convidada a se posicionar? Pelo que se sabe não. É um projeto eleitoreiro de um vereador que tem pouca noção dos valores culturais rio-grandenses.
Como não somos de ficar em cima do muro, adiantamos nossa posição já insinuada nos parágrafos anteriores. Somos contrários a tal projeto.
Reconhecemos a valorosa contribuição que Antonio Augusto Fagundes emprestou ao gauchismo e não estamos aqui contestando nomes. Poderia ser Acampamento Farroupilha Barbosa Lessa, Acampamento Farroupilha Cyro Dutra Ferreira, Acampamento Farroupilha Jayme Caetano Braun, que não mudaríamos de posicionamento. O que questionamos é a personalização de um evento que é de todos os gaúchos. Mal comparando, se aprovado, será algo tão figurativo como o nome do próprio local dos festejos, Maurício Sirotski Sobrinho, que todos conhecem por Parque da Harmonia, ou seja, o que não dá liga, não pega. 
E se tivesse que nominar o Acampamento que fosse Bento Gonçalves ou Souza Netto, os dois grandes generais farrapos que deram origem a isto tudo.
Mas aí não daria votos a ninguém...