RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Identidade Visual dos Festejos Farroupilha 2024 / Cintia Matte Ruschel

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

AS RAZÕES DO PÉ-DE-CANA




Vocês sabem que uma pessoa, quando não quer (ou quer) fazer alguma coisa, arruma desculpas para tudo. Fogo morro acima e água morro abaixo, ninguém ataca.

Pois eu tenho um amigo lá em São Chico de Paula, o Walter, que é um verdadeiro pinguço, borracho, pé-de-cana, de má bebida, gambá, na acepção da palavra.

Gente boa, muito boa, quando está sóbrio, o que é difícil de acontecer. Há tempos viemos lutando para que o Walter largue do trago, mas ele sempre arruma uma razão plausível para continuar emborcando canha nos bolichos.

Minha mais recente tentativa foi apelar para a área financeira, para o bolso da bombacha, tentando mostrar-lhe as economias que faria se parasse com a bebida. De repente colocar o dinheiro em uma caderneta de poupança, comprar dólares, aplicar na bolsa....

Para derrubar minha tentativa por terra o Walter me saiu com essa. Vê se pode?

- Tchê Léo véio! Se tu tivesse comprado, em janeiro/2005, R$ 1.000,00 em ações da Nortel Networks, um dos gigantes da área de telecomunicações, hoje teria R$ 59,00.

- Se você tivesse comprado, em janeiro/2005, R$ 1.000,00 em ações da Lucent Technologys, outro gigante da área de telecomunicações, hoje teria R$ 79,00.

- Agora, se você tivesse, em janeiro/2006, gasto R$ 1.000,00, em Brahma, por exemplo (entenda em cerveja, não em ações), tivesse bebido tudo e vendido somente as latinhas vazias, hoje teria R$ 80,00!!!

- Conclusão da minha "tese":

- No cenário econômico atual, você perde menos dinheiro ficando sentado e bebendo cerveja o dia inteiro...

Tentei, então, partir para o lado emocional da questão e lasquei.

- Mas Walter, é importante lembrar que quem bebe vive menos!

- Sim, disse-me ele - Menos triste; Menos deprimido; Menos tenso; Menos puto da vida!

- Pense nisso..., Léo véio...icc..meu amigão, meu parceiro de tantas jornadas, icc... e de escorar balcões de vendas por aí...icc.... - Se for dirigir, não beba. Se for beber, me chama!

- Se não me chamar, pelo menos me manda as latinhas!

Aí eu larguei o Walter de mão...