RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Identidade Visual dos Festejos Farroupilha 2024 / Cintia Matte Ruschel

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

REPÓRTER POR UM DIA EM VACARIA


COM O PADRE ALESSANDRO CAMPOS

Foto: divulgação do Rodeio de Vacaria
 
 
O Programa Fantástico, da TV Globo, neste domingo, dia 24, esteve no 31º Rodeio Internacional de Vacaria com o seu quadro Repórter Por Um Dia,  tendo como apresentador o padre paulista Alessandro Campos (a direita da foto), que também é cantor de música sertaneja. O padre se diz um apaixonado pela nossa cultura regional.  

Pelo facebook, que é um campo aberto para manifestações de todos os tipos, diversas pessoas mostraram-se indignadas contra a participação de um padre caipira num rodeio gaúcho, bem como pela qualidade do material divulgado para todo o País, inclusive com dança de "homem com homem" (na verdade foi uma apresentação dos gaiteiros dos Monarcas mostrando suas habilidades com o instrumento) alimentando, ainda mais, esta ideia errônea que têm-se dos gaúchos....
 
Não vamos entrar no mérito da qualidade da matéria apresentada, pois isto é uma discussão que vai do gosto de cada um, embora eu ache que, pelo tempo disponível, tenha sido dado uma amostra razoável dos nossos costumes, do que é este sensacional rodeio e também demonstrado os cuidados com o bem estar animal.

Em relação ao "padre caipira" sou obrigado a discordar dos tradicionalistas mais ortodoxos que criticaram a escolha de quem conduziu Repórter Por Um Dia pois é justamente neste diferencial do apresentador em relação a matéria apresentada que mora o ineditismo, a visão expressada a milhões de pessoas de alguém que, como eles, não conhece a miúde o nosso folclore. Qual seria a graça colocar, por exemplo, o Neto Fagundes a fazer a reportagem? Alguém que é do meio e onde tudo soaria como natural?

Também sinto uma má vontade em relação a RBS. Então eu pergunto: - Qual outra emissora no Estado fez repercutir tão alto e tão longe este que é o maior rodeio gaúcho do mundo? Nossa TV Educativa esteve em Corrientes, Argentina, fazendo a cobertura do Festival do Chamamé. Bonita transmissão. Mas vejo muito pouco ou quase nada em nossa TV E, órgão estatal, e demais emissoras, a respeito deste nosso grandioso evento que demonstra num só lugar o todo de nossa cultura.

Concluindo, penso que a matéria foi boa e teve real importância.