RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Pinheiro Machado, ao centro, sentado, e seu estado maior - Revolução Federalista -

sábado, 9 de janeiro de 2016

QUEM FOI LALAU MIRANDA?



 
Hoje, dia 9 de janeiro de 2016, faz 100 anos do falecimento de Estanislau de Barros Miranda. Após transcorridos 36 anos de sua morte, em 1952, o nome foi lembrado para a entidade tradicionalista mais antiga da região do Planalto Médio e a segunda do Estado (o primeiro foi o 35 CTG), ou seja, o Centro de Tradições Gaúchas Lalau Miranda (foto).

Lalau Miranda foi o vereador mais jovem do município e era filho do herói da Guerra do Paraguai, tenente-coronel Francisco de Barros Miranda, que também foi prefeito de Passo Fundo, e comandou a quinta cavalaria no cerco à Uruguaiana, libertando-o dos paraguaios.

Segundo nosso amigo Dilerman Zanchet a Casa Grande, residência de Estanislau de Barros Miranda, ainda existe e está localizada próximo à BR 153, logo após o Trevo de Coxilha. Embora sem nenhum cuidado, sobrevive ao tempo e às intempéries. Uma grande ideia seria a restauração e manutenção da Casa. O proprietário da área, certamente, não se oporia.

Contudo, no dia de ontem, ou seja, quando antecede a data em que o patrono e homenageado Estanislau de Barros Miranda completaria 100 anos, o CTG Lalau Miranda é interditado pela justiça. O motivo é o barulho excedente, conforme ação impetrada pelo promotor Paulo Cirne, a pedido de uma moradora das imediações.

O caso arrasta-se há quase um ano, quando a entidade, através de sua patronagem, foi notificada para adequar-se aos padrões de volume em decibéis estabelecidos pela legislação vigente. Diante disso, o CTG Lalau Miranda investiu - conforme o patrão José Henrique Fonseca, em torno de R$ 60 mil em equipamentos e reformas. A reclamação, segundo consta, partiu de uma vizinha da entidade, que está localizada na rua Uruguai, fundos da prefeitura municipal, há 64 anos.

Procurado, o patrão da entidade, José Henrique Fonseca, disse que não vai se manifestar sobre o assunto e que o CTG vai cumprir o que determina a lei. O advogado Paulo Nicolodi, que foi notificado ontem da decisão liminar, vai estudar o assunto para tomar as medidas cabíveis.