RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Pinheiro Machado, ao centro, sentado, e seu estado maior - Revolução Federalista -

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

GRANDE VINÍCIUS RIBEIRO!



Quero aqui fazer uma saudação, uma reverência, a um grande artista de nossa terra. A seara de sua arte vai um tanto além da música, da dança e da própria poesia que também escreve. Fica perene na resina de seus troféus, no bronze e no cimento de seus monumentos.

Falo de Vinícius Ribeiro, da legendária São Luiz Gonzaga, que há pouco imortalizou mais um saudoso nome da musicalidade riograndense, ou seja, Noel Guarany.
   
Segundo Vinícius, o seu interesse pela escultura vem das enciclopédias da antiga editora Melhoramentos, que seu pai comprova (anos 70), nelas ele teve o seu primeiro contato com a vida e obra dos grandes mestres da escultura e pintura;  gosta de citar isso para exaltar a importância dos bons exemplos dos pais e adultos para as crianças.

"Lembro principalmente do capítulo sobre a vida de Antônio de Cânova, escultor neoclássico, que  fazia suas esculturas desde pequeno. Esse foi o meu despertar para o mundo da escultura. Sempre chamou minha atenção as proporções alongadas da escultura alí desenhada.

Não era o desenho em sí(que por sinal é lindo), mas era a representação da escultura o que realmente me encantava. Era mágico o efeito daquelas páginas em minha mente. 

Depois surgiram na minha vida as histórias em quadrinhos, os gibis de heróis, sou da época dos super-heróis, gostava de desenhá-los e isso me deu uma base forte para mais tarde começar a fazer esculturas."

Vinícius Ribeiro começou sua profissão de escultor em 1992 confeccionando pequenas miniaturas gauchescas em resina. Depois as peças foram ficando maiores e os materiais como a resina, substituídos pelo concreto armado. Trabalha atualmente com estátuas, bustos e monumentos em concreto, pedra e bronze.

Confesso que sou um apaixonado por esculturas, monumentos, memoriais e penso que, embora muitos ignorem, um busto numa praça é um retrato imortal de alguém que muito fez nesta passagem terrena.

Meu artista preferido, nesta arte de esculpir, é Antônio Caringi. Este foi mestre. Contudo, penso que Vinícius Ribeiro caminha a passos largos para deixar seu nome gravado na história da arte gauchesca.

Ao contrário de muitos monumentos que espelham nomes reconhecidos mas que, se não tiver uma placa indicativa, pelo rosto não se define quem é, os trabalhos de Vinícius Ribeiro retratam fielmente a pessoa homenageada.

Suas obras, mesmo pesando toneladas, parecem leves, em movimento ao sabor dos ventos. As personagens extrapolam o cimento, aparentam ter alma. 

Encerrando, reitero um pedido. Que esta bela escultura de Noel Guarany receba o carinho de seu povo e não se repita o descaso, o desleixo, que acontece com a estátua de Jayme Caetano Braun, aqui no Parque da Harmonia, onde a vontade de um secretário municipal vale mais do que qualquer iniciativa de entidades pela preservação do monumento ao Pajador.