RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Pinheiro Machado, ao centro, sentado, e seu estado maior - Revolução Federalista -

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

PROJETO DO FRATERNIDADE GAÚCHA É...10!


 
Cada um dos 365 piquetes desenvolveram durante o período do acampamento de Porto Alegre os seus projetos culturais que foram avaliados por uma comissão. Desses, 83 receberam nota 10. O Piquete ao qual pertenço e já tive a honra de ser Patrão, Fraternidade Gaúcha, braço tradicionalista da maçonaria, com seu projeto sobre o tropeirismo recebeu a nota máxima.
 
Por sorte, fui o mentor do projeto quando mudamos, em meio ao jogo, e passamos a trabalhar este tema deixando de lado a ideia de falarmos sobre poesia por uma questão de ambiente. A poesia exige um mínimo de telurismo e nosso vizinho sempre extrapola no volume do som. Agradecemos ao mano Carlos Homrich que redigiu o projeto e, especialmente, ao grande tradicionalista Valter Fraga Nunes que proferiu uma excelente palestra sobre o tema. Parabenizamos, na pessoa do Patrão Paulo Moreira, todo o Grupo que compõe o Fraternidade Gaúcha.   
 
No dia 6 de outubro, em evento na Casa do Gaúcho, serão conhecidos os melhores projetos culturais de 2015. Os piquetes receberão um diploma e aqueles considerados destaques recebem um troféu.