RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA

domingo, 27 de setembro de 2015

ISTO É...TRADIÇÃO!


Grupo Fraternidade Gaúcha
Ao meu lado, João Krainsque, Grão-Mestre do Paraná 

A tradição gaúcha se apresenta de diversas formas. Não adianta querer rotular. Ao ler um livro e repassar o que você entendeu, já estará sendo um tradicionalista (palavra hoje vinculada a quem faz parte do Movimento Tradicionalista Gaúcho). Não. Para ser tradicionalista você não precisa ter uma carteirinha. Para pertencer a este Movimento, sim. Da mesma forma, você não precisa andar pilchado ou ser um artista regionalista. A tradição está na alma de cada um. 
 
Também engana-se quem imagina que para ser gaúcho depende de posição geográfica. Para ser rio-grandense sim, mas para ser gaúcho não. O gauchismo é um estado de espírito e arrincona-se por todo o Brasil, Chile, Paraguai, Argentina, Uruguai...
 
Reafirmo isto ao presenciar, novamente (em 2007 e 2012 já tinha ido), uma demonstração tão grande de civismo e de amor aos costumes do Rio Grande do Sul como vimos, neste final de semana, na cidade de Cascavel no Paraná. Não parecia que estávamos tão distantes de nossa querência nativa. 
 
Capitaneados pelo Grão-Mestre do Grande Oriente do Rio Grande do Sul, Tadeu Pedro Drago, integrantes do Grupo Tradicionalista Fraternidade Gaúcha foram levar (e ver) um pouco da arte gaúcha àquele Estado. 
 
Para documentar nossas atividades, foi junto a Rádio GORGS, que fez transmissão direta do evento para o mundo todo. 
 
Mas que Sessão magnífica! Gente do Paraguai, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, irmanados pela Ordem e pela Tradição Gaúcha. 
 
Quase três horas de Sessão onde a Guerra dos Farrapos foi amplamente revivida.         
 
E que hospitalidade! Que reverência a nós, rio-grandenses!
 
Junto com os parceiros Adão Bueno, Valdir Verona e Dorotéo Fagundes, tive a honra de levar nossa cultura através da arte para aquele povo. Fomos aplaudidos de pé por quase duas centenas de Irmãos.
 
Mil gracias, Grande Arquiteto do Universo, por vivenciar estes momentos fraternos, de diversão, de companheirismo, de amizade, com meus parceiros de Piquete.   

Uma Sessão que reverencia nossa cultura, no Estado do Paraná