RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Identidade Visual dos Festejos Farroupilha 2024 / Cintia Matte Ruschel

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

COMEÇA (OFICIALMENTE) O ACAMPAMENTO


Foto: Adriana Franciosi
 
Com a chegada da Chama Crioula em riba das seis da tarde, vinda, a pata de cavalo, da Colônia de Sacramento, Uruguai, onde foi acesa, foi aberto oficialmente o Acampamento Farroupilha. Dizemos "oficialmente" porque o tendéu já vinha de tempo, isto é, logo ao se fincar o primeiro prego dos 360 galpões.
Entre as autoridades que acompanharam a chegada da cavalgada de tradicionalistas, que percorreu mais de 1,3 mil quilômetros até chegar a Capital com a Chama, o secretário estadual de Segurança Pública, Wantuir Jacini, foi vaiado pelo público ao ser anunciado como representante do governador José Ivo Sartori, que não compareceu ao evento. Também estavam presentes o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, o comandante-geral da Brigada Militar, Alfeu Freitas, e o presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Manoelito Carlos Savaris.
Nestes três dias que compuseram o feriado da Semana da Pátria, em torno de 100 mil pessoas estiveram trilhando pelas ruas e ranchos do Acampamento. Somente hoje, segunda-feira, foram 50 mil viventes. E isto vai até o último furo do rabicho, ou seja, no dia 20 de setembro. Boas festas, gauchada.